Banca de DEFESA: JONAS MORAIS SOBRINHO

DISCENTE : JONAS MORAIS SOBRINHO
DATA : 26/07/2017
LOCAL: Sala de Multimeios 1 - Centro de Educação

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PERMANENTE E INCLUSÃO: UM DIÁLOGO COM A DIVERSIDADE.

Educação Inclusiva – Educação Física Inclusiva – Formação Continuada em Serviço

O presente estudo tem como objetivo analisar a Educação Inclusiva no âmbito da Educação Física Escolar, tendo como campo empírico os encontros na formação continuada em serviço de professores de Educação Física do município de Natal, promovido pela Secretaria Municipal de Educação no período de 2014 até 2016. Delineamos como objetivos específicos a identificação do arranjo formativo relacionado à Educação inclusiva promovido nos encontros e que concepções de inclusão foram expressas pelos professores de educação física participantes desta formação. O fundamento epistemológico deste estudo se aproxima da Multirreferencialidade de Ardoino (BARBOSA,1998;2012) tendo como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa através do estudo de caso (YIN, 2001). Fontes documentais da formação continuada em serviço e questionário semi-estruturado foram utilizados na composição deste estudo, assim como observações realizadas pelo pesquisador durante a formação. A formação continuada trouxe uma concepção de inclusão assim como a concepção dos professores como veremos através da análise do discurso (PÊCHEUX, 2011; ORLANDI, 2011) que remete a importância de refletimos sobre a construção do engajamento e sentidos atribuído ao que venha ser a inclusão na Educação Física escolar. Neste estudo de aproximações dos sentidos sobre inclusão, tanto dos professores formadores como dos professores participantes, fica a contribuição e o desafio para os processos formativos em serviço de pensar e promover o debate e as ações para uma Educação Física inclusiva que dialogue com a diversidade sempre presentes nos contextos educacionais. Surgem nos horizontes formativos em serviço a demanda pela manutenção e ampliação deste debate.

Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO