Banca de DEFESA: GISELE OLIVEIRA DA SILVA PAIVA

DISCENTE : GISELE OLIVEIRA DA SILVA PAIVA
DATA : 29/05/2017
LOCAL: Sala de Multimeios I

ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NO CURSO DE LETRAS LIBRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA DA UFRN

Inclusão; Ensino Superior; Letras Libras/ Língua Portuguesa; Surdos.

Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a opinião de alunos Surdos sobre o curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa como Segunda Língua (LLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em relação à formação acadêmica. O estudo traz como aporte teórico os Estudos Culturais e os Estudos Surdos em Educação para pensar a inclusão de Surdos nesse novo cenário. Articular as questões que envolvem as reflexões trazidas pelos próprios estudantes, bem como a proposta do curso no processo não só inclusivo, mas formativo dos discentes, é coloca-los no lugar de protagonistas de sua própria formação. Inicialmente, este trabalho, perpassa as raízes históricas da Educação dos Surdos, vislumbrando os Estudos Surdos enquanto marcador epistemológico. Para alcance do nosso objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O estudo teve como lócus o Curso de LLLP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram dele sete estudantes Surdos, regularmente matriculados, e pertencentes ao 4º e 6º período do curso. Os dados foram coletados a partir de entrevista em Língua de Sinais Brasileira e com base na análise documental. Para análise, foram propostas três grandes categorias: “Acessibilidade no Curso”, “Currículo” e “Atuação docente no Curso de LLLP”. Os resultados, organizados a partir da análise do discurso, sinalizaram para a necessidade de uma possível revisão do Projeto Pedagógico Curricular (PPC), dado que foi compartilhado com demais docentes do curso que, conjuntamente, têm refletido sobre como realizar mudanças nele. Identificarmos algumas necessidades no curso, como reorganização das disciplinas; a criação de uma área de ensino de Língua Portuguesa para usuários de Libras, algo imprescindível, mas inexistente no PPC; e o fortalecimento de ações de extensão que se tornem regulares na oferta, como os cursos de Libras para ouvintes e de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os Surdos. Por fim, fomentar a articulação entre os diversos setores da instituição com o curso de LLLP com vistas assegurar o acesso, a permanência e egresso com sucesso aos estudantes Surdos, foi uma necessidade identificada pela pesquisa.

Externo à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO