Banca de DEFESA: SONIA MARIA PEREIRA DE LIMA

DISCENTE : SONIA MARIA PEREIRA DE LIMA
DATA : 03/03/2017
LOCAL: Multimeios I - Centro de Educação

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E CONCEPÇÕES DOCENTES NO MACROCAMPO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA DO PROEMI

Inovação Pedagógica. Práticas Pedagógicas Inovadoras. Concepções Docentes. Macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa do ProEMI. Desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza e Matemática.

Esta pesquisa objetivou estudar as concepções de inovação pedagógica e as práticas pedagógicas inovadoras de professores de Ciências da Natureza e Matemática de ensino médio, no contexto do macrocampo iniciação científica e pesquisa do ProEMI, no intuito de conhecer o que pensam e fazem os professores no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, traçaram-se os seguintes objetivos/questões de estudo: a) Identificar e caracterizar a compreensão de professores sobre a Iniciação Científica e Pesquisa no Macrocampo do ProEMI na área das Ciências da Natureza e Matemática; b) Identificar e caracterizar a concepção de professores sobre Inovação Pedagógica. c) caracterizar atividades que os professores declaram realizar, consideradas como inovadoras, no Macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa do ProEMI. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfico e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi estruturada, a qual foi aplicada a dez (10) professores de duas escolas estaduais localizadas no Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, no período de maio a junho do ano de 2016. Os dados foram codificados e tabulados com a ajuda de estatística descritiva como técnica de tratamento de dados e com base nesse procedimento, foram construídas tabelas, grelhas e gráficos. Como procedimento para análise das entrevistas semiestruturadas, utilizou-se a análise de conteúdos de Bardin (1977; 2010) e para melhor compreender o nível de conhecimento dos professores utilizou-se a técnica de triangulação dos dados, a qual favoreceu o cruzamento de resultados coletados através de diferentes fontes como procedimento de enriquecimento das interpretações de cada questão de estudo. Esta dissertação está estruturada em seis capítulos, a saber: 1) Delineamento do objeto de estudo; 2) Programa Ensino Médio Inovador e o macrocampo iniciação científica e pesquisa; 3) A Iniciação científica e pesquisa no ProEMI; 4) A Inovação Pedagógica; 5) Metodologia. 6)Análise de dados. Os resultados permitiram conhecer que os professores têm concepções limitadas sobre inovação pedagógica que refletem como dificuldades para o planejamento de praticas pedagógicas inovadoras no contexto do macrocampo de iniciação científica e pesquisa do ProEMI. Dentre estas, pouco domínio de conhecimentos sobre o que é inovação pedagógica e como esse conhecimento é produzido em sala de aula, o que distancia a criatividade e o dialogo interdisciplinar do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estes são elementos característicos da inovação. Por fim, apresentamos uma síntese do estudo nas considerações finais, enfatizando sua relevância para a atualização da prática docente nos momentos de formação continuada e à melhoria do desenvolvimento profissional dos professores.

Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - MARCIA ADELINO DA SILVA DIAS - UFPB
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA - IFRN