Banca de DEFESA: REGINA COELLY MENDES DA SILVA

DISCENTE : REGINA COELLY MENDES DA SILVA
DATA : 23/02/2017
LOCAL: Auditório I – NEPSA II

O MANUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE NO FOMENTO À ARGUMENTAÇÃO

Argumentação; Livros Didáticos; Manual do Professor; Ensino de Matemática; Análise Documental.

Este trabalho objetiva analisar os potenciais didáticos suscitados nos Manuais do Professor de Matemática nos Livros Didáticos concernente ao fomento às habilidades argumentativas do aluno. Buscamos, à luz do perspectivismo da Argumentação discutidos por Wenzel (1990), identificar como se assenta a perspectiva (retórica, dialética e analítica) explorada nos Manuais, no tocante aos objetivos propostos para o aluno e as orientações teórico-metodológicas voltadas ao professor. Além de investigar se as atividades propostas para o aluno dão suporte para que o professor realize seu trabalho tencionando o desenvolvimento destas habilidades. Compreendendo a relevância dos aspectos inerentes à logica informal – que caracteriza a argumentação como um processo – no desenvolvimento dos objetivos voltados à formação para a cultura científica, o desenvolvimento do pensamento crítico e a metacognição, o estudo está fundamentado com base em Kolstø e Ratcliffe (2007); Boavida, Gomes e Machado (2002); Leitão (2007); Van Eemeren (1996); Jimenez-Aleixandre e Erduran (2007); e Jimenez-Aleixandre (2010), os quais discutem a argumentação em suas perspectivas sociais. Para a realização da análise documental, de natureza qualitativa, foram utilizados os preceitos inerentes ao perspectivismo da argumentação além das categorias formuladas por Jimenez-Aleixandre (2007), os quais se reportam aos princípios estruturantes da argumentação em um currículo que proponha o seu desenvolvimento. Os Livros Didáticos (aprovados pelo PNLD/2015), acolhidos como objeto desta investigação, são direcionados ao Ensino Médio e utilizados pelos professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Rio Tinto/PB, por ser este o segmento e localidade, respectivamente, relativos à prática pedagógica da pesquisadora. Os resultados do estudo apontam divergências entre as estratégias didáticas sugeridas ao professor e os objetivos propostos para o aluno. Além de perspectivas opostas de argumentação, a investigação também apontou que as propostas didáticas voltadas ao aluno apresentam limitações quanto aos princípios que lhe asseguram frente a um currículo que objetive o seu desenvolvimento. Inferimos que os indicativos apontados neste trabalho geram subsídios ao Professor de Matemática que faz uso do Livro Didático como um instrumento de apoio à sua prática pedagógica, já que, a identificação das limitações aqui apontadas, possibilitará a construção de novas estratégias em seu exercício docente. Esta pesquisa congrega-se aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (CONTAR), por meio do Projeto “Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e Matemática” (Projeto 21053 / 2012 – OBEDUC / CAPES / INEP), que tem o Livro Didático como um objetivo de estudos.

Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES - UFPB
Externo ao Programa - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA