Banca de DEFESA: MARCIO CARVALHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO CARVALHO DA SILVA
DATA : 22/02/2017
LOCAL: Auditório – Centro de Educação

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um Estudo de Caso no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no IFPB – Campus João Pessoa

Necessidades de formação. Ensino Profissional. PRONATEC. Redes de relacionamentos.

O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.

Externo à Instituição - DEBORA MARIA DO NASCIMENTO - UERN
Interno - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA