Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA

DISCENTE : PAULO ROBERTO LIMA DE SOUZA
DATA : 02/02/2017
LOCAL: Multimeios II - Centro de Educação

“ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE EXPERIMENTOS: UMA VIVÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS”

Alfabetização científica; anos iniciais; experimentos científicos.

A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos.
Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho,
Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES