Banca de DEFESA: CLEOMAR PORTO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEOMAR PORTO BEZERRA
DATA : 26/09/2016
LOCAL: AUDITÓRIO I - NEPSA II

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DO IFPB: UMA ANÁLISE, NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS JOÃO PESSOA

Educação Ambiental. Currículo. Transversalidade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

A educação ambiental configura-se como um desafio para muitos docentes, pois são inúmeras as justificativas para a ausência do tema nas suas práticas curriculares. Considerando que muitos docentes não foram contemplados com a discussão sobre a prática da educação ambiental de forma interdisciplinar em sua formação inicial, destaca-se a importância da formação continuada. A pesquisa teve como objetivo analisar como á educação ambiental está contemplada nos currículos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFPB - Campus João Pessoa, na perspectiva da transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, identificando as razões pelas quais a educação ambiental não é parte integrante e permanente nos planejamentos destes cursos. O estudo trata de uma abordagem de análise qualitativa, tendo utilizado o estudo de caso, com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas 'a docentes e discentes do IFPB dos cursos de Edificações, Mecânica e Controle Ambiental A tese versou sobre a indefinição curricular da educação ambiental nos currículos, que, mesmo considerada como crucial diante da crise ambiental no mundo contemporâneo, não tem tido uma abordagem curricular definida no espaço escolar nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPB. Os resultados demonstraram que as políticas ambientais e as novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio trouxeram novas demandas para o IFPB, exigindo deste um compromisso com a inserção da educação ambiental no âmbito da instituição, conforme determina a Lei nº 9.795/99. Observou-se que a educação ambienta! é pouco referenciada nos projetos pedagógicos desses cursos, ainda que, nas entrevistas e questionários realizados com docentes e discentes, estes tenham demonstrado clareza conceitual sobre sua importância. As ações desenvolvidas no âmbito dos cursos foram caracterizadas por iniciativas pontuais, isoladas e descontínuas, demonstrando que a realidade acadêmica do IFPB para o Ensino Técnico Integrado ao Médio está determinada pela estrutura fragmentada dos cursos e a excessiva valorização da chamada formação específica, confirmando a indefinição curricular para implementação da transversalidade e/ou interdisciplinaridade. Iniciativas isoladas foram apresentadas em forma de: projetos interdisciplinares, não constituindo uma intervenção da coordenação do curso, nem de seu colegiado, e sim do docente. Apesar de toda essa indefinição curricular, a comunidade acadêmica não está alheia à temática ambiental, atuando a partir da subjetividade de cada segmento e das possibilidades postas pela realidade concreta vivenciada no IFPB, Campus João Pessoa.

Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES - IFPB
Interno - 6350650 - MAGNA FRANCA