Banca de DEFESA: ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
DATA : 15/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório - CE
TÍTULO:

Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Experimentais nas Ciências naturais do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin.


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria de Galperin. BOA III. Escrever relatórios. Trabalhos experimentais.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Experimentais nas Ciências Naturais do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos experimentais de professores das Ciências Naturais do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências Naturais do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos experimentais na área de Ciências Naturais no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos experimentais na área das Ciências Naturais no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. O decurso teórico metodológico fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário com perguntas abertas e fechadas; a entrevista semiestruturada; a observação e os registros dos professores. A pesquisa está embasada teoricamente por autores como Galperin (1979, 2001a, 2001b, 2001c, 2001d, 2011a, 2011b, 2011c, 2011d), Talízina (1984, 1986, 2001), Reshetova (1988), Leontiev (1988, 2011), Sanmartí (2000a, 2006, 2007), Kosik (2002), Nocedo de León et al. (2002), Ramalho, Núñez e Gauthier (2003), Vigotski (2005, 2011), Núñez e Ramalho (2008), Núñez (2009), Zaporozhets (2010a), Bardin (2011), Ramalho e Núñez (2011), Marcelo (2012), Marcelo e Pryjma (2013), Núñez, Ramalho e Oliveira (2014), entre outros. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita de relatórios de atividades experimentais. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. Defende-se nessa pesquisa que uma orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANALICE DE ALMEIDA LIMA - UFRPE
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo ao Programa - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 11/08/2016 16:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao