Banca de DEFESA: MARIANA SOARES GOMES

DISCENTE : MARIANA SOARES GOMES
DATA : 29/07/2016
LOCAL: Multimeios II - CE

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE NATAL

Necessidades de formação; Alfabetização e Letramento; Ensino Fundamental.

Este trabalho tem sua gênese nas nossas preocupações com o fracasso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou nosso interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. Como aluna da graduação em Pedagogia, vivenciamos uma relevante experiência acadêmica no PIBID/UFRN, que nos propiciou uma convivência muito próxima com alunos em situação de fracasso escolar, aguçando as nossas preocupações com essa anomalia do sistema educacional. Em seguida, ao ingressar na Iniciação Científica, os nossos interesses pessoais foram acrescidos das reflexões propiciadas pela participação em projetos de Pesquisa, cujas preocupações centrais constituíam a tríade: alfabetização de crianças, jovens e adultos/fracasso escolar/formação do professor alfabetizador. Pela relevância das experiências acadêmicas sobreditas, nos motivamos a definir como objeto de estudo desta Dissertação necessidades formativas de professores para alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Por conseguinte, nossos objetivos se constituem em Investigar necessidades formativas de professores no desenvolvimento da prática pedagógica de alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, com a pretensão de elaborar os principais elementos constitutivos de um Programa de Formação que tivesse como eixo norteador Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores de crianças. Nosso aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem como as grandes referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, nosso trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso e como procedimentos para construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental e a Observação. Nosso campo empírico foi a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, bairro da zona leste do município de Natal/RN. Os sujeitos da pesquisa são 3 professoras e 1 diretora pedagógica. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da análise de conteúdo, emergiram duas temáticas orientadoras: Temáticas transversais à prática pedagógica de alfabetizar letrando e Temáticas específicas da prática pedagógica de alfabetizar letrando - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise –, além dos elementos constitutivos de um Programa de Formação Docente. Esta pesquisa nos permitiu conhecer e refletir sobre necessidades da formação de professores alfabetizadores de crianças, ao mesmo tempo em que nos propiciou a construção de um novo significado para a nossa própria formação. Ratificou, ainda, a nossa compreensão de que a análise de necessidades de formação docente poderá ensejar a construção de programas de formação mais significativos e pertinentes porque sintonizados com necessidades reais dos próprios professores alfabetizadores.

Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Interno - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Externo à Instituição - MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL - UERN