Banca de DEFESA: MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DATA : 29/07/2016
LOCAL: Auditório - Centro de Educação

MATEMÁTICAS ELEMENTARES NA ESCOLA NORMAL DE NATAL: Legislações, Programas de Ensino, Materiais Didáticos

Escola Normal de Natal. Programas de Matemática. Prática Pedagógica. Material de Ensino

A pesquisa analisa a história do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, Rio Grande do Norte, entre  908 e 1970. Teve como objetivo constituir um percurso histórico acerca do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, de modo que pudesse revelar alguns aspectos da trajetória da Aritmética, da Geometria e do Desenho no currículo da formação de professores primários na Escola Normal de Natal nesse período. Respalda-se nos conceitos utilizados pela História Cultural, em Burke (2004) e Thompson (2004), Chartier (1990). Fundamenta-se nos pressupostos da Cultura Escolar, em Julia (2001) e outros, e na história das disciplinas escolares, em Chervel (1990). Utilizamos como principais fontes de pesquisa fotografias e outros documentos que fazem parte de um repertório próprio da Cultura Escolar. Essas fontes documentais foram encontradas principalmente nos arquivos do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, no Arquivo Público do Estado do RN, no Instituto Histórico e Geográfico do RN, e na Casa de Câmara Cascudo.  O estudo evidenciou que um dos primeiros livros textos de matemática, elaborado para a prática do ensino primário no estado do RN foi “Exercícios de Numeração”, pautado no método intuitivo de autoria de Francisco Pinto de Abreu, professor e diretor da Escola Normal de Natal, no início do século XX. E que os programas de ensino e o material didático utilizado na Escola Normal de Natal tinham como parâmetro os de outros estados brasileiros, principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pois alguns documentos revelam que o diretor Nestor Lima esteve em missão de estudo para conhecer e trazer estes parâmetros para a constituição dos programas do RN. Constatamos ainda que, os programas de ensino da Escola Normal de Natal no período estudado se constituíram em três fases, o de 1916, o de 1938 e o de 1969. E que os principais livros didáticos de matemática utilizados na primeira metade do século XX foram Aritmética Elementar de Antônio Bandeira Trajano, Álgebra do Ensino Médio da FTD, Lições de Matemática de Algacir Maeder, Álgebra Elementar de Antônio Bandeira Trajano. E na segunda metade do século XX foram utilizados livros didáticos e manuais pedagógicos que tinham pressupostos pedagógicos pautados na pedagogia Escolanovista e indícios do Movimento da Matemática Moderna. Evidenciamos no estudo que a prática de ensino dos professorandos da Escola Normal ocorria na Escola Modelo desde a sua criação em 1908 até o início da década de 1970, em três fases que perdurava de abril a novembro no último ano do curso, e que na prática da Aritmética era onde os professorandos obtinham menores resultados. Constatamos que no ano de 1958 o Curso do Professor Malba Tahan na Escola Normal teve boa repercussão e foi considerado como um avanço no ensino de matemática da época. E ainda que as revistas pedagógicas que circulavam no RN e principalmente a Revista Pedagogium editada pela Associação dos Professores do RN davam suporte à formação continuada dos professores a partir de 1921 e nestas revistas algumas matérias de matemática foram bastante significativas para o ensino da época.

Externo ao Programa - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA