Banca de DEFESA: ISRAEL SHARON SILVEIRA CAVALCANTI

DISCENTE : ISRAEL SHARON SILVEIRA CAVALCANTI
DATA : 29/07/2016
LOCAL: Multimeios II - NEPSA I

A inserção na Educação de Jovens e Adultos e a formação da identidade profissional docente: um estudo de caso

Educação de Jovens e Adultos. Identidade. Profissão docente.

A presente investigação apresenta como objeto de estudo a identidade profissional dos docentes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ferreira Itajubá, unidade escolar da cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Objetivamos por meio desta pesquisa, compreender a repercussão da imersão dos professores na modalidade de EJA, na formação de sua identidade profissional, fundamentado nos conceitos de identidade (GIDDENS, 2002; HALL, 2011; 2014; CASTELLS, 2008; BAUMAN, 2013) e profissão docente (TARDIF; LESSARD, 2012; ARROYO, 2000, 2006; PERRENOUD, 1997). Neste sentido, empregamos a metodologia da entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013; SILVA, 2002, 2006) nos dados coletados através de entrevistas semi-diretivas realizadas com os professores que atuavam nos níveis III e IV da modalidade, na referida escola.  A análise do conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; BARDIN, 2011) conduziu a classificação dos dados em sete temas: formação, que trata da escolha da licenciatura como formação superior; porque ser professor, analisa os motivos que levaram à carreira profissional docente; chegada a EJA, que revela como os docentes se inseriram na modalidade; ser professor de EJA, que busca as significações dos professores no exercício profissional na modalidade; concepção de EJA, que apreende a visão pela qual os professores enxergam a Educação de Jovens e Adultos; a EJA ideal, voltada ao aspecto de uma modalidade idealizada pelos docentes; e o aluno da EJA, que revela a relação docente/discente. Os temas foram abarcados em duas categorias de análise, ingresso na docência e inserção na EJA. As categorias demonstraram, ao final da pesquisa, o conflito entre o pessoal e o profissional vivenciado pelos docentes, revelando que a sua inserção na modalidade de EJA contribuiu para o desvelamento do seu papel social enquanto educador e, através deste, a (re)afirmação da sua identidade profissional docente.

Presidente - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - EDNEIDE DA CONCEICAO BEZERRA - IFRN
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO