Banca de DEFESA: HELIANANE OLIVEIRA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELIANANE OLIVEIRA ROCHA
DATA : 25/07/2016
LOCAL: Auditório I - NEPSA II

Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI no Maranhão: necessidades formativas de professores e práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís

Necessidades formativas. Práticas pedagógicas inovadoras. ProEMI. Formação continuada. Desenvolvimento profissional docente.

O presente estudo, denominado “PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR – ProEMI NO MARANHÃO: necessidades formativas e práticas pedagógicas inovadoras de professores em escolas públicas de São Luís, está vinculado a Linha de Pesquisa: Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente, assim como ao Projeto: “os professores no Ensino Médio Inovador no RN: crenças, necessidades formativas e inovação pedagógica” desenvolvido pelo Programa de Pós Graduação da UFRN. Esta pesquisa teve como problema: O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em São Luís, desde sua implantação em 2009, tem se constituído em grandes desafios aos professores, pois traz como um dos pressupostos, a criação de “propostas inovadoras nas escolas”. Este fato tem possibilitado a emergência de novas necessidades formativas para prática pedagógicas inovadoras? E como objetivo geral: Realizar um estudo sobre as necessidades formativas de professores que emergiram no contexto de atuação do Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas de São Luís/MA com vistas à formação continuada para práticas pedagógicas inovadoras. Para atingir tal propósito, optou-se pelo referencial teórico da concepção Histórico Cultural na teoria da Atividade de Leontiev (1983, 1998) e Vigotsky (2003), como fundamentos principais das análises, mantendo-se um constante dialogo com estudiosos dessa teoria e da área de formação de professores como Rodrigues e Esteves (1993), Nóvoa (1995), Carbonell (2002), Ramalho, Núñez e Gauthier (2004), Muñoz e Hernández (2008), Núñez (2009), Ramalho e Núñez (2011a, 2011b), Marcelo (2013), entre outros. Trata-se de um estudo exploratório analítico baseado nas abordagens qualitativo/quantitativo, tendo como foco a identificação e caracterização das representações mentais sobre prática pedagógica inovadora, determinação e prioridade das necessidades formativas dos professores no referido programa. O instrumento utilizado para coleta dos dados, foi o questionário com questões abertas e fechadas. Os procedimentos utilizados para análise dos resultados foram, estatísticas descritivas e análise de conteúdo de Bardin (2011) Ao longo da pesquisa, os professores deixaram claro que, uma prática pedagógica inovadora pode ocorrer por meio de novas aprendizagens na formação docente. De acordo com essa visão, a criatividade é um dos componentes para o planejamento e desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e criativas no contexto da atividade docente. As análises também revelaram que as necessidades formativas apresentadas pelos professores emergiram ao materializarem sua atividade prática profissional nos diversos contextos de atuação do PROEMI.

Externo à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB
Interno - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Interno - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA