Banca de DEFESA: MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER
DATA : 20/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório - CE
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN ACERCA DA PRÁTICA EDUCATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Representações Sociais. Formação Inicial de Professores. Saberes docentes. Prática educativa.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas,
vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN). Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, em que o foco
de interesse voltou-se a analisar as representações sociais de licenciandos do Curso de
Pedagogia da UFRN acerca da prática educativa. Para alcançarmos tal intento, recorremos ao
aporte teórico: a Teoria da Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012; 2003; JODELET,
2001) e ao diálogo com expoentes que estudam e pesquisam acerca das temáticas: formação
de professores, identidade e saberes docente, fazer pedagógico e prática educativa; como
referências destacamos PIMENTA E LIMA (2012), PAULO FREIRE (1996), TARDIF (2000,
2013), GUIMARÃES (2006), DUBAR (1997), e NÓVOA (2009), com a finalidade de
compreender de forma aprofundada o objeto estudado. Como procedimentos para obtenção de
informações e análise dos dados envoltos nesse objeto, utilizamos os instrumentos de
pesquisa: a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e um questionário semiaberto,
com os discentes matriculados no Curso de Pedagogia Presencial, da UFRN, distribuídos nos
períodos 1º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º do curso, somando discentes dos dois turnos, vespertino e
noturno. No que se refere a análise das informações auferidas, empregamos a Análise de
Conteúdo, Bardin (2011). Buscamos, diante do acervo de dados encontrados, ter conseguido
responder nossa questão de partida: Que representações sociais os licenciandos do Curso de
Pedagogia da UFRN partilham a respeito da prática educativa? O estudo e diálogo teórico
juntamente com o percurso analítico a respeito dos sentidos advindos dos campos semânticos,
categorias e temas revelaram-nos indícios de uma representação social de prática educativa
voltada para sala de aula, atravessada fortemente pela questão afetiva, teórica e técnica que se
apresenta pautada em aspectos didático-pedagógicos do fazer docente: planejamento,
transmissão e avaliação. Percebemos ainda, que a representação social de prática educativa se
apresenta ancorada na ideia de que não existe fazer docente excluído do saber técnico,
experiencial e de área, sequer excluso do diálogo com as dimensões afetiva, social e política
e, muito menos, separado daqueles que materializam o processo de ensino-aprendizagem,
professor e aluno. Os discentes corporificam a prática educativa no real sentido do fazer, fazer
situado, ação docente comprometida com os processos de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Interno - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 19/07/2016 16:10
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