Banca de DEFESA: HANANIEL DE SOUZA AMORIM

DISCENTE : HANANIEL DE SOUZA AMORIM
DATA : 02/08/2016
LOCAL: Multimeios I - Centro de Educação

O DISCURSO HIGIENISTA PARA OS GRUPOS ESCOLARES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO RN (1908-1925)

Discurso. Higiene. Legislação Educacional. Grupos Escolares.

Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN