Banca de DEFESA: IRIS CAMPOS DE ANDRADE

DISCENTE : IRIS CAMPOS DE ANDRADE
DATA : 28/07/2016
LOCAL: Auditório do Centro de Educação

A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos de uma proposta curricular para a educação do campo

Educação do campo. Currículo escolar. Saberes e experiências.

Dissertação que trata da articulação dos saberes e das experiências emanadas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) na proposta curricular da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, campo empírico desta investigação. A referida escola é identificada enquanto escola do campo e está localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. Norteamos nossa investigação com a seguinte questão de partida: Quais saberes e experiências dos sujeitos da RDSEPT são tematizadas no currículo do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins? Partimos do pressuposto de que no Paradigma da Educação do Campo, os saberes e as experiências dos sujeitos constituem elementos basilares na construção do currículo escolar das escolas do campo. Assim, o currículo escolar enquanto campo ideológico que envolve relações de poder pode contribuir para o fortalecimento da identidade individual e coletiva dos sujeitos educandos da RDSEPT. Organizado como Pesquisa Qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo, fez-se uso da entrevista semiestruturada, da observação participante, da aplicação de questionário e das sessões reflexivas, enquanto procedimentos metodológicos que asseguraram o alcance dos objetivos propostos na pesquisa, nos permitindo adentrar nas discussões do processo de elaboração do PPP da instituição, e compreender como o Grupo Colaborador pensa e elabora o currículo da escola pesquisada. A aplicação dos questionários nos possibilitou identificar as necessidades formativas do Grupo Colaborador para posteriormente definir as temáticas de estudo que aconteceram durante as sessões reflexivas, que por sua vez, se constituíram em espaços de formação entre pesquisador e grupo co-partícipe, num processo de reflexão e de autoformação. Através da observação participante pudemos apreender a dinâmica organizacional dos tempos e dos espaços da escola, que foram discutidos com o Grupo Colaborador durante as entrevistas. Ao mergulhar nas singularidades do campo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, concluímos que a escola lócus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico que vem orientado as práticas curriculares na escola numa perspectiva urbanocêntrica, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar.

Presidente - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES