Banca de DEFESA: VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS

DISCENTE : VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS
DATA : 21/07/2016
LOCAL: Auditório - CE

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: o caso da UFRN

Representações Sociais. Educação à Distância. Formação Inicial. Licenciandos.

Nesta dissertação objetivamos analisar as representações sociais de licenciandos de cursos à distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a educação à distância. Para compreensão do objeto de estudo, optamos pelo embasamento teórico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2003; 2012) e utilizamos como instrumentos de pesquisa a Técnica de Associação Livre de Palavras, questionários semiabertos eletrônicos via Google Docs e entrevistas semiestruturadas gravadas por meio de um smartphone e o uso do aplicativo Automatic Call Recorder (gravador de chamadas), com os envolvidos nos Cursos de Licenciaturas à distância, discentes do Polo de Apoio Presencial de Currais Novos (RN) da UFRN. No que tange a análise destes dados empregamos Bardin (2011). Os resultados mostram que a representação social de EaD construídas pelos licenciandos participantes, possui duas faces, a saber: como campo de desejo é parte de uma escolha movida pela possibilidade de flexibilidade nos estudos; como um ambiente de aprendizagem diferenciado, inovador, permite, dentre outros fatores, uma qualificação profissional, através da adaptação a situações novas, do comprometimento, da disciplina e do esforço do alunado em questão. Ademais, constatamos que os licenciandos se ancoram no espaço-tempo-presencial (Polo de Apoio, Secretaria de Educação a Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, etc.) e/ou no espaço-tempo-virtual (Ambiente Virtual de Aprendizagem, redes sociais digitais, etc.) e na coexistência destes meios para construir essa representação social. Percebemos ainda que, as novas ferramentas tecnológicas (computador, internet, moodle), são tidas como facilitadoras da formação docente e da constituição de representações sociais.

Externo à Instituição - ANA LUCIA SARMENTO HENRIQUE - IFRN
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO