PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA: Contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio
Dissertações e teses; Programa de Pós-graduação no Brasil; História e Epistemologia da Matemática; Conteúdos Matemáticos; Potenciais Didáticos; Ensino Médio.
O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os potenciais didáticos para o Ensino Médio das dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática produzidas nos programas de pós-graduação do Brasil no período de 1990 a 2010. Inicialmente descrevemos os artigos de História e Epistemologia da Matemática publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM no período de 1987 a 2010. Em seguida caracterizamos os artigos de História e Epistemologia da Matemática publicados na Revista Brasileira de História da Matemática no período de 2001 a 2012 e todas as Dissertações e Teses em História da Epistemologia Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil (1990 – 2010) disponíveis nas Bibliotecas virtuais, descrevemos todas as dissertações e teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil em História e Epistemologia da Matemática no período de 1990 a 2010 e analisamos cada trabalho publicado neste período verificando quais temas matemáticos são abordados. Defendemos a tese de que existem Dissertações e Teses de História e Epistemologia da Matemática produzidas nos programas de pós-graduação do Brasil entre 1990 e 2010 com potencialidades didáticas para o Ensino Médio, que podem ser utilizados para abordar conceitos matemáticos na Educação Básica a partir de uma reorganização pedagógica adequada ao Ensino Médio. Em nossa pesquisa nos fundamentamos nas ideias de Mendes e utilizamos como objeto de estudo quarenta e sete dissertações e teses no período entre 1990 e 2010, entre elas encontramos dezessete trabalhos que envolvem conteúdo do Ensino Médio, dez dissertações e sete teses. E trinta dissertações e teses que envolvem conteúdos do Ensino Superior, dezenove dissertações e onze teses. Para identificar se uma dissertação ou tese abordava conteúdos do Ensino Médio, usamos como parâmetro as áreas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM e para classificar os conteúdos de Ensino Superior, tomamos como referência as grandes áreas da matemática encontradas no site de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPS. Tentamos mostrar a abundância de material que constam nestes trabalhos que podem de alguma forma serem inseridos na nossa prática docente focalizando aqueles trabalhos que abordam conteúdos do Ensino Médio, pois muitas vezes essas dissertações e teses, depois de defendidas pouco são utilizadas e esquecidas nas bibliotecas. Essa tese servirá para a disseminação destas publicações para um público maior, no sentido de possibilitar uma divulgação dos conteúdos matemáticos que podem ser explorados para abordar conceitos matemáticos na Educação Básica a partir de uma reorganização pedagógica adequada ao Ensino Médio.