Banca de DEFESA: GÉSSICA FABIELY FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÉSSICA FABIELY FONSECA
DATA: 11/05/2016
LOCAL: Multimeios II

Planejamento e Práticas Curriculares nos Processos de Alfabetização de Alunos com Deficiência Intelectual: experiências e trajetórias em tempos de educação inclusiva

Currículo escolar. Deficiência intelectual. Processos de alfabetização.

ÁREA: Educação

O objetivo dessa tese foi analisar o planejamento e a prática curricular no processo de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental de uma escola natalense. Os princípios metodológicos utilizados referem-se à pesquisa ação colaborativa. A investigação foi realizada no ano de 2014 e 2015 em uma escola vinculada a uma Organização Não-Governamental (ONG) de Natal – Rio Grande do Norte. Para fins da investigação, a intervenção no planejamento e nas propostas curriculares de alfabetização,foi realizada em colaboração com as seguintes profissionais da educação: seis-6 pedagogas que atuam como professoras contratadas na instituição, com ênfase para as que atuam com alunos com deficiência intelectual); 3 estagiárias (atuam como auxiliares ou professores e no momento estão cursando pedagogia) e as duas coordenadoras pedagógicas (uma coordenadora do turno matutino e a outra do vespertino) e os alunos com deficiência  intelectual. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a observação direta, entrevistas semiestruturadas, análise documental, Sessões de Estudo e Planejamento Curricular, bem como intervenções nas práticas de alfabetização no quarto ano b da escola. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. No aporte teórico, apresentam-se aspectos conceituais acerca do currículo, inclusão escolar, processos de alfabetização e deficiência intelectual. Como resultados são evidenciados o planejamento e as práticas curriculares que consubstanciam os processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I têm como característica central o entrelaçamento dos planejamentos, estratégias metodológicas e instrumentos avaliativos nos processos de escolarização de todos os alunos.Os resultados apontaram para a ausência de atividades de usos sociais de leitura e escrita e para as práticas convencionais nos processos de alfabetização de dois alunos com deficiência intelectual no quarto ano do ensino fundamental, em contrapartida as práticas direcionadas para os demais alunos estavam contextualizadas as propostas curriculares. No aspecto colaborativo da pesquisa, os dados apontam para as implicações negativas de tais práticas para a aprendizagem humana independentemente da deficiência intelectual. Ainda como resultados são propostas atividades pedagógicas de leitura e escrita no planejamento para toda a turma e para os alunos com deficiência intelectual como alternativas de flexibilização curricular no âmbito do processo de alfabetização, com a colaboração de suas professoras pedagogas. Por fim, o estudo conclui que a articulação das professoras no planejamento coletivo das ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento e aprendizagem de todos contribuindo para o planejamento, a prática curricular e os processos de alfabetizaçãode estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental de escola pesquisada. O estudo evidencia a relevância de ultrapassar as estratégias de acesso e possibilitar aos discentes com deficiência intelectual momentos pedagógicos de participação e aprendizagem dos conteúdos curriculares na escola e consequentemente, a inserção no universo letrado, que abrirá novos caminhos para a construção de conhecimentos e para a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual.

Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS - UFES
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES