Banca de DEFESA: JUCIANE SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIANE SILVA DE SOUZA
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: sala F2, setor 5
TÍTULO:

Educação Ambiental no Cotidiano da Escola Pública e Privada no Município de Ceará-Mirim/RN: um olhar sobre concepções de docentes.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental. Concepções de Educação Ambiental. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa configura um estudo sobre a temática da Educação Ambiental, cujo objetivo principal foi  investigar as concepções e práticas em Educação Ambiental de professores dos anos iniciais do ensino
fundamental em escola pública e privada no município de Ceará-Mirim/RN. Para tal, procurou-se realizar um
estudo explicativo/descritivo utilizando como aporte a teoria da ação dialógica (FREIRE, 1987). A pesquisa é
de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se constituiu através de levantamento
bibliográfico sobre o percurso histórico da Educação Ambiental; foi realizada a técnica de Grupo Focal com
docentes das escolas envolvidas, bem como foram aplicados questionários com professores e equipe
pedagógica dessas escolas. Os resultados apontam que a percepção do termo "Educação Ambiental" e seus correlatos, definidos pelos docentes diretores e equipe pedagógica, pertencem principalmente à corrente conservacionista/recursista. Para os docentes, foi ainda possível constatar que suas concepções e práticas são de natureza comportamental e baseiam-se na resolução de problemas de modo pragmático, visto que o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental limita-se aos projetos didáticos e atividades 'esporádicas em sala de aula. Diante desses dados constatamos a necessidade de se trabalhar intensamente com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los no que diz respeito à superação das visões ingênuas e da reorientação das práticas em Educação Ambiental. Conclui-se que a busca por novos direcionamentos em retorno do equilíbrio homem e natureza só será possível mediante estratégias críticas no processo de ensino e aprendizagem, o que sugere não apenas a aquisição de conhecimento acerca de temas ambientais, mas a compreensão desses enquanto ferramenta estratégica indispensável na construção de cidadãos críticos, uma vez que é considerado um dos caminhos viáveis por aspirar mudanças da percepção ambiental na sociedade atual.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - ROBERTA PEREIRA DA SILVA - UFERSA
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAÚJO SEVERO
Notícia cadastrada em: 25/02/2016 15:09
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