Banca de DEFESA: HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
DATA: 29/02/2016
LOCAL: MULTIMEIOS I

Formar Alfabetizadores em Cursos de Pedagogia: o que dizem os professores formadores?

Formação Docente; Alfabetização; Curso de Pedagogia.

ÁREA: Educação

A presente tese tem como objetivo analisar a formação de professores alfabetizadores em Cursos de Pedagogia a partir de sentidos atribuídos a esse processo por professores-formadores que atuam com disciplinas específicas de alfabetização nesses cursos. Partimos do pressuposto de que a formação de professores alfabetizadores em Cursos de Pedagogia constitui-se de múltiplos processos e é marcada por diversos fatores, dentre eles, os modos como os Professores-formadores que atuam nesses cursos com disciplinas de alfabetização, significam os processos formativos e seus objetos ou focos específicos, tal como a formação docente e a alfabetização. Esses sentidos, elaborados em suas histórias de vida pessoal e profissional são, ainda que não exclusiva e diretamente, constitutivos de suas ações-relações de ensino e de desdobramentos nas aprendizagens dos discentes-formandos nos referidos cursos. Assumindo como aportes teórico-metodológicos a perspectiva da abordagem qualitativa de pesquisa articulando-os com princípios da abordagem histórico-cultural de L. S. Vigotski e do dialogismo de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos que privilegiam, nesses estudos, a centralidade da linguagem e das interações como constitutivas do objeto e de seus processos de compreensão, o estudo envolveu pesquisa empírica realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores-formadores de Cursos de Pedagogia de quatro instituições de ensino superior das redes pública e privada de São Luís, MA, considerando, para a definição dos sujeitos, a representatividade (em número) das instituições onde atuam na formação de professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização. A análise dos sentidos expressos em enunciações dos professores formadores desenvolvida a partir da discussão de teorizações acerca das temáticas constitutivas do estudo possibilitou a identificação de sentidos pertinentes à Formação de Professores Alfabetizadores em Cursos de Pedagogia, quanto à Formação Docente, os enunciados evidenciaram  sua significação como relação entre teoria e prática; como relação entre contextos de atuação; como relação entre práticas – ensino, pesquisa e extensão; como relação entre saberes da docência. Quanto à alfabetização, os sentidos expressos pelos professores formadores emergiram como: apropriação de práticas de ler e escrever; campo de atuação/formação; relação com Letramento e como objeto da formação inicial. Em relação à formação de professores alfabetizadores no Curso de Pedagogia, evidenciaram-se sentidos relativos a limites das ações do Curso: relação desigual tempo da formação x demandas curriculares específicas; não definição de alfabetização pelas escolas contextos de atuação; dificuldade de articulação teoria-prática; necessidade de extrapolação do previsto no currículo; possibilidades de avanços dos alunos vinculada a cada formador. Ao mesmo tempo, os professores formadores ressaltaram possibilidades as ações do curso nesse processo formativo – saídas produzidas por eles:  Articulação entre atividades teóricas e práticas; Articulação entre contextos universidade-escola; Articulação entre atividades de ensino e pesquisa; Articulação entre atividades de ensino e extensão; Articulação entre diferentes saberes. As evidências que conseguimos produzir em nosso exercício de interpretação apontam para a necessidade de intensificação de discussões e ações que contribuam para uma ampliação das possibilidades de formação de professores alfabetizadores em cursos de Pedagogia, considerando a relevância desse processo, para os professores, que respondem por esse processo na escola, para as crianças, jovens e adultos que têm direito de aprender/apropriar-se da escrita como  linguagem  fundamental à inserção social.

Externo à Instituição - ANA LUISA NOGUEIRA DE AMORIM - UFPB
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN