Banca de DEFESA: CONCEIÇÃO DE MARIA PEREIRA SERRA PINTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEIÇÃO DE MARIA PEREIRA SERRA PINTO
DATA: 25/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: F2 - Setor 5
TÍTULO:

Interdisciplinariedade na Reforma Curricular do Ensino Médio maranhense: limites e possibilidades


PALAVRAS-CHAVES:

Interdisciplinaridade. Ensino Médio. Currículo. Trabalho.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN).  Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Externo à Instituição - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo à Instituição - LIA MATOS BRITO DE ALBUQUERQUE - UECE
Externo à Instituição - LUCINETE MARQUES LIMA - UFMA
Presidente - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 22/02/2016 11:37
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