Banca de DEFESA: JANAINA SILVA DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA SILVA DE MORAIS
DATA: 25/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

GRUPO ESCOLAR JOAQUIM NABUCO – HISTÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
(TAIPU/RIO GRANDE DO NORTE, 1919-1940)

 


PALAVRAS-CHAVES:

História da Educação. Grupo Escolar. Práticas Educativas. 


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As primeiras décadas do século XX presenciaram a tentativa de reorganização do ensino
primário brasileiro, tendo a escola como uma das principais propagadoras dos valores
republicanos. Nesse contexto, os Grupos Escolares configuraram-se como projeto de
educação popular para a propagação do acesso à leitura e à escrita, exigência pretendida pela
República no Brasil. No Rio Grande do Norte, o processo de criação e ampliação dessa
modalidade de escola primária se iniciou com a Reforma da Instrução Pública, Lei nº 284, de
30 de novembro de 1909. Dentre os Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, analisamos a
história e as práticas educativas o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, localizado em Taipu, entre
1919 e 1940, período que compreende a sua criação e as duas primeiras décadas de
funcionamento e consolidação da instituição. Particularizamos, nesse estudo, as práticas
educativas das professoras Josefa Botelho e Helena Botelho, primeiras professoras a atuarem
nessa instituição. Fundamentamos metodologicamente nosso estudo na História Cultural por
possibilitar, também, a reflexão sobre os acontecimentos históricos e a compreensão de como
uma determinada realidade social é construída. Pesquisamos nos acervos do Instituto
Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); do Arquivo Público do Estado
(APE/RN); da Escola Caetano de Campos (São Paulo) e da Escola Estadual Joaquim Nabuco,
atual nomenclatura do Grupo Escolar pesquisado. Nesses acervos, dialogamos com as Leis, os
Decretos do Governo, Relatórios e Mensagens Governamentais, jornais, revistas, Diários de
Classe, cartilhas e livros didáticos. Analisamos as fontes no diálogo com autores como
Chartier, R. (1990), que permite a interface com a prática e a representação dos atores
envolvidos, e Morais, M. (2002; 2006), com as diferentes maneiras de se estabelecer a
discussão com as fontes e pensar acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos
objetos contextualizados. A construção do Grupo Escolar Joaquim Nabuco foi importante
para Taipu, pois, sendo a primeira instituição de ensino da cidade, permitiu a um maior
número de crianças o acesso à instrução pública. As professoras Helena Botelho e Josefa
Botelho, formadas pela primeira turma da Escola Normal de Natal, em 1910, contribuíram de
forma significativa para o funcionamento e consolidação do Grupo. Suas práticas educativas
refletiam as ideias correntes acerca da alfabetização e do ensino da leitura e da escrita no
período analisado. Indicavam os modos de fazer e a conduta específica na escola primária do
Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO - UFPB
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Presidente - 1149346 - MARIA ARISNETE CAMARA DE MORAIS
Interno - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 01/02/2016 12:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao