Banca de DEFESA: KALIANA DA SILVA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALIANA DA SILVA CORREIA
DATA: 31/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório
TÍTULO:

BRINCAR É SE DIVERTIR: SENTIDOS DO BRINCAR/ DA BRINCADEIRA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação Infantil; Brincadeira; Criança


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho apresenta uma pesquisa que objetiva analisar os sentidos do brincar/ da brincadeira para crianças da educação infantil. Partimos da consideração de que a criança é, desde o nascimento, pessoa concreta, sujeito de direitos, com especificidades – necessidades e capacidades – e competências para participar do mundo em que vive, seja experimentando, seja produzindo sentidos sobre ele e sobre si mesma. Uma de suas especificidades é relacionar-se com o mundo por meio do brincar. Desse modo, a brincadeira é, ao mesmo tempo, uma linguagem e uma das dimensões da criança como sujeito, modo básico dela ser e estar no mundo – de se relacionar, compreender e produzir cultura, consistindo, portanto, em um direito e uma dimensão inalienável da educação infantil. Nessa perspectiva, afirma-se, cada vez mais, a necessidade de conhecer as perspectivas das crianças acerca de questões que lhes dizem respeito e que são importantes na sua vida, compondo-se o que se identifica comopesquisas com crianças, que dão vozes às crianças e legitimam seus modos próprios de compreender como válidos e integrantes da cultura. A investigação assumiu, teórica e metodologicamente, os princípios da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky e do Dialogismo de M. Bakhtin qeu assumem o desenvolvimento humano como processo essencialmente sociocultural e histórico, que se dá por meio de internalização-significação das práticas da cultura. Nessa perspectiva, propõem, para a pesquisa sobre processos humanos e sociais, a centralidade da linguagem como interação social e produção de sentidos. A pesquisa envolveu, além de sistematizações teóricas, um estudo empírico desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Natal, RN, com sete crianças de 5 anos de idade, por meio de observações e entrevistas coletivas e individuais com as crianças e sua professora. A análise dos dados evidenciou que, para as crianças no contexto de Educação Infantil a brincadeira assume os sentidos de atividade inerente à vida; que atravessa espaços, múltipla, experiência estética e como interação eu-outro, diversão. Esses sentidos enriquecem as concepções contemporâneas acerca da brincadeira e afirmam seu lugar na instituição de educação de crianças pequenas, como estruturante do currículo e necessário componente da formação dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO - UERN
Interno - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Notícia cadastrada em: 28/08/2015 14:25
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