Banca de DEFESA: MANOEL TAVARES DOS SANTOS NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL TAVARES DOS SANTOS NETO
DATA: 31/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: MULTIMEIOS I
TÍTULO:

MEMÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO MONTE - NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

História das instituições educativas. Cultura escolar. Práticas educativas.


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo a Escola Estadual Cônego Monte, localizada na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Caracteriza-se por ser uma escola com fundamentos no catolicismo, criada pela Diocese de Natal, nos anos 1940, como instituição de cunho educacional e assistencial. Insere-se na atualidade ao sistema estadual de ensino, mantendo, porém, diversas práticas e representações da Igreja Católica, destacando a presença de símbolos religiosos integrando sua estrutura arquitetônica. No cotidiano escolar, as práticas educativas e socioculturais evidenciam as marcas de religiosidade. Considerando as práticas educativas e socioculturais do cotidiano desta instituição escolar, a questão central da pesquisa situou-se em investigar como, em pleno século XXI, em um país laico, uma instituição escolar pública mantém, em suas práticas cotidianas, características de uma escola confessional? Diante de tal realidade, esta pesquisa analisou as práticas educativas e socioculturais da Escola Estadual Cônego Monte, visando compreender a influência da Igreja Católica e sua permanência nas práticas cotidianas. Utilizou-se, como instrumentos de coleta, dados e informações de fontes documentais como leis, decretos, livros de atas e registros, relatórios, projeto político pedagógico, regimento escolar, diários de classe, iconografias (fotografias e símbolos) e publicações dos periódicos locais, além de entrevistas com atores da comunidade escolar: gestores, professores, pais e alunos. Fundamenta-se nos princípios e métodos da nova história cultural tendo como categorias de análise a história das instituições educativas, cultura escolar e práticas cotidianas, tomando por base, os autores Peter Burke (2008); Justino Magalhães (1999, 2004); Dominique Julia (2001); Viñao Frago (1995), Viñao Frago e Escolano (2001) e Michel de Certeau (2012). Os resultados da pesquisa apontam para a permanência da Igreja no cotidiano da escola, mesmo após sua estadualização, como sendo resultante da relação política entre a igreja e o Estado e da cultura escolar, construída ao longo de sua existência, sob a base das práticas educativas da Igreja católica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Externo ao Programa - 1181646 - KILZA FERNANDA MOREIRA DE VIVEIROS
Presidente - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Externo ao Programa - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Notícia cadastrada em: 25/08/2015 16:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao