Banca de DEFESA: SARAH DE LIMA MENDES

DISCENTE: SARAH DE LIMA MENDES
DATA: 27/07/2015
LOCAL: F2 - Setor V

O MODELO DE EDUCAÇÃO DO JARDIM DE INFÂNCIA NATALENSE (1916-1953)

Criança, Cultura Escolar, Iconografia e Jardim de Infância.

ÁREA: Educação

Os conhecimentos produzidos acerca da História da Educação Infantil nos permite dialogar com as especificidades de cada instituição de acolhimento à infância e concomitantemente com as vivências culturais desenvolvidas no seio da escola, possibilitando conhecer os sujeitos, as práticas pedagógicas e os espaços compreendidos como locus do saber. Embora a área da História da Educação venha demonstrando uma grande intensificação nas pesquisas sobre Instituições Escolares, observamos uma pequena parcela referente às instituições de Educação Infantil e sua história. Nessa perspectiva, objetivamos analisar como se deu o processo de implantação do Jardim de Infância Modelo de Natal nos anos de 1916 a 1953, analisando o modelo educacional proposto pela Instituição. A escola em questão foi escolhida pelo pioneirismo na educação destinada às crianças pequenas, além de promover uma educação que serviria como modelo de formação integral da criança para a sociedade norte-rio-grandense. Assim, ao dialogarmos sobre a História do Jardim de Infância Modelo de Natal, estaremos abordando quais seriam os principais aspectos constituintes de um cotidiano escolar, pois refletir sobre cultura escolar é refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no dia a dia, é entender os sujeitos que compõem aquele espaço, é analisar os saberes e conhecimentos produzidos e reproduzidos no espaço escolar, é reconhecer a escola como um espaço de formação do indivíduo. Optamos por utilizar como critério de análise a Cultura Escolar, tendo como fios condutores Julia, Chervel, Frago e Escolano; e na apreciação Iconográfica Kossoy e Dubois. Desse modo, através das imagens, é possível conceber a escola como um espaço de produção de saberes, de formação de hábitos e comportamentos civis. Compondo os procedimentos metodológicos, debruçamo-nos sobre as fontes históricas coletadas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGO/RN), no Acervo Histórico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IESP), as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), fotografias, planta baixa e arquivos pessoais de ex-alunos. Diante do exposto, escrever-se-á a história da primeira instituição educacional destinada à criança pequena na capital do Rio Grande do Norte, contribuindo na construção de uma identidade educacional para a infância natalense.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES