EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO IFRN
Programa TEC NEP. Educação Profissional. Inclusão. Pessoas com deficiência.
Este estudo tem como objetivo avaliar a realidade em que se encontram os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) implantados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Programa TEC NEP). Para alcance da meta proposta, optou-se por uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo. Os dados foram obtidos a partir de informações coletadas em questionários respondidos por treze coordenadores de NAPNEs de diferentes campi do IFRN e tratadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que a criação do Programa TEC NEP significou um grande avanço para as políticas de inclusão no IFRN. No entanto, dificuldades também foram apontadas pelos coordenadores participantes, como: falta de estrutura física, de recursos materiais e humanos e de ordem financeira, dentre outros, como barreiras à implementação e atuação dos NAPNEs.