Banca de DEFESA: RIVALDO BEVENUTO DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE: RIVALDO BEVENUTO DE OLIVEIRA NETO
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Setor V – Sala F2

DESENHO E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

desenho; deficiência visual; inclusão escolar

ÁREA: Educação

O ensino de Arte em interface com as deficiências, ao longo dos últimos 30 anos, tem sido um tema de interesse crescente em pesquisas no meio acadêmico, sobretudo no que se refere à Educação Especial, porém ainda apresenta certa escassez no tocante a socialização de estudos que discutam esse ensino na perspectiva da educação inclusiva. Neste cenário, esse trabalho apresenta uma análise proveniente do campo do ensino de Artes Visuais no contexto da inclusão escolar, com ênfase no ensino do desenho considerando a deficiência visual. O levantamento bibliográfico realizado indica um conjunto de autores que discutem o ensino do desenho para pessoas com deficiência visual, os quais dedicam-se, fundamentalmente, ao contexto da Educação Especial. Nesse sentido, diante da escassez de pesquisas que discutissem esse ensino na perspectiva da educação inclusiva, esta investigação teve como objeto de estudo a abordagem inclusiva do desenho no contexto escolar. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi construir uma proposta de intervenção pedagógica em Artes Visuais, tendo como referência o desenho e seu processo de construção, mediante a participação de alunos videntes e não videntes. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada, de natureza qualitativa, foi a pesquisa-intervenção, a luz dos princípios bakhtinianos do dialogismo e da alteridade, com características de estudo exploratório. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Almirante Newton Braga de Faria, a qual está localizada no bairro do Alecrim na Zona Leste do Natal/RN e mantém proximidade com o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos – IERC/RN. A turma escolhida para intervenção foi o 7º ano C do turno vespertino, a qual apresentava um público com idade entre 12 e 16 anos, num total de 27 alunos matriculados, sendo três alunos com deficiência: 02 alunas cegas e 01 aluno surdocego com perdas auditivas e visuais leves. Como interlocutores da pesquisa, também se pode contar com a professora de Arte que atuou como colaboradora, bem como o professor da Sala de Recursos Multifuncionais da instituição de ensino. Os instrumentos e procedimentos de pesquisa foram a observação, a entrevista semiestruturada, o diário de campo e o registro fotográfico/videográfico. No itinerário da pesquisa foram realizadas 10 oficinas com sequências didáticas multissensoriais, articulando as expressões corporal, tátil e gráfica como intrínsecas ao processo de leitura e produção do desenho de alunos videntes e com deficiência visual. O processo e os dados construídos na pesquisa permitiram uma reflexão sobre experiências culturais com o desenho no contexto escolar e sobre as interações entre videntes e não videntes na produção e análise de desenhos tátil-visuais. Assinalam, ainda, a construção de uma abordagem de ensino de desenho no contexto da classe comum, a partir de oficinas pedagógicas que possibilitem interações artísticas e estéticas na perspectiva da inclusão escolar. Desse modo, defende-se que a mobilização das expressões tátil, corporal e gráfica, podem ser adotadas em uma abordagem multissensorial que possibilite um enfoque pedagógico que envolva todos os alunos e não se restrinja à presença de alunos com deficiência visual.

Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Interno - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS