Banca de DEFESA: GERCINA DALVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERCINA DALVA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Sala F1 – Setor V

FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES: ESTUDO AVALIATIVO DA POLÍTICA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (2009-2011)

Política educacional. Formação de gestor escolar. Curso lato sensu. Qualidade socialmente referenciada. Ambiente virtual.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este trabalho analisa o Curso de Especialização em gestão Escolar – Lato Sensu, na modalidade a distância, para gestores escolares da educação básica –– realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Estado de Educação e da Cultura/ RN e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Enquanto parte da política nacional de expansão do ensino superior inscrita no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação básica pública, a formação continuada de profissionais da educação na modalidade a distância desenvolveu-se em um contexto de mudanças no plano socioeconômico e de reconfiguração das funções do Estado brasileiro, que requeria a ampliação do conhecimento fundamental ao trabalho do gestor escolar, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Analisou-se, portanto, no contexto de formulação e de implementação das políticas de educação brasileira, particularidades da educação a distância e da implementação da Especialização para gestores escolares no Rio Grande do Norte entre 2009 e 2011. Situamos o objeto de estudo em uma abordagem teórico-metodológica na qual consiste em superar os entraves internos e externos ao pesquisador, implica tornar a pesquisa um ato histórico que se processa sempre de forma descontínua. O ambiente empírico constituiu-se das ferramentas da plataforma moodle (ambiente virtual), formado por salas ambientes que agregam os recursos didáticos específicos dessa modalidade, como fóruns, chats e atividades na base de dados. Analisamos informações de 144 questionários avaliativos do curso aplicados pela coordenação, que contempla: o tipo de modalidade, atuação dos profissionais e ferramentas virtuais, os conteúdos das salas e avaliação geral do curso. Com base na literatura pertinente à temática, na análise documental e na experiência da pesquisadora, produziu-se uma matriz teórica e metodológica que reúne aspectos do currículo, a dinâmica do curso, a articulação dos conteúdos da base de dados com as práticas de gestão escolar e recortes de falas postadas nos fóruns de discussão sobre as atividades de integração da turma com o corpo docente e técnico. Os resultados da pesquisa acenam para contradições, limites e desafios na expansão do ensino superior com EAD. Evidenciam modificações históricas das políticas educacionais, porém, em face das mudanças na sociedade global e informacional, não incidiram em rupturas nos padrões tradicionais de formação de gestores. Embora o curso tenha suscitado a produção de novos conhecimentos inerentes à gestão escolar, comporta lacunas que só podem ser preenchidas pela modalidade de ensino presencial. Os cursistas, em descompasso com os reclamos da sociedade em mudança, e com o mundo do trabalho, pois, muitos não dominavam, o suficiente, as novas tecnologias, enfrentaram dificuldades e limitações associadas à falta de tempo e ao caráter de ordem técnica – computador, internet – enquanto condições adequadas ao estudo.

Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UFC