Banca de DEFESA: MARIA FRANCINETE DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FRANCINETE DAMASCENO
DATA: 14/11/2014
LOCAL: Multimeios II/Centro de Educação

In-Forma-Ação: sentidos da ead em implicação NA AÇÃO docente

Educação a Distância. Ação docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o fazer da Educação a Distância (EaD) em sua implicação com a ação docente presencial. Partimos do pressuposto de que os sentidos atribuídos pelos formandos nessa modalidade relacionam-se a um fazer da EaD que implica em mudanças na sua ação como docente. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos à EaD por professores que são alunos – em segunda formação e nesta modalidade – e a implicação desta formação, em processo, com a sua ação docente. Delimitamos a pesquisa para o estudo dos sentidos atribuídos pelos formandos do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Floriano (PI), cujos cursos são ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio da política pública do sistema UAB. Consideramos importante estudar o fazer e as implicações de uma modalidade de educação, impulsionada e amplamente adotada através de uma política pública nacional para atender não exclusivamente, mas prioritariamente, a formação de professores, o que pode influenciar na qualidade da educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Desvelamos, a partir da falas, que embora o fazer da EaD tenha pontos que mereçam ser revistos, seu processo formativo implica em mudança positiva na ação do docente. Com este estudo, visamos contribuir para as pesquisas sobre a EaD e o uso das TICs na educação, o que pode apontar caminhos novos para o processo reflexivo e decisório no que concerne ao fazer da EaD e aos processos de formação docente.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO - UMSP
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA ELIZABETTE BRISOLA BRITO PRADO - UNIBAN