Banca de DEFESA: EDMILSON JOVINO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMILSON JOVINO DE OLIVEIRA
DATA: 14/11/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Multimeios I/Centro de Educação
TÍTULO:

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO (1996 - 2012) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Financiamento da educação no RN. Regime de colaboração.

 


PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo objetiva analisar o financiamento da educação na rede estadual pública de ensino do Rio Grande do Norte, incluindo os Fundos contábeis ─ Fundef e Fundeb, período de 1996-2012 −, tendo como referência o federalismo e o regime de colaboração. Procura refletir acerca dos elementos limitadores à obtenção da equidade na repartição dos recursos, e, impeditivo a uma qualidade de ensino desejável na rede pública. Utiliza-se procedimento quantitativo e qualitativo permitindo observar a receita e a partilha dos recursos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas legislação, documentos e autores que discutem o tema. Parte-se do pressuposto de que a política de financiamento da educação através de vinculações e Fundos contábeis não é instrumento de equalização conforme preconizado na Constituição Federal de 1988, pois, apesar de a federação brasileira adotar a separação de fontes tributárias, discriminando a competência dos municípios, estados, Distrito Federal e da União, a evolução histórica demonstra uma concentração da arrecadação no governo federal, implicando na centralização dos recursos. Os resultados apontam que a política de financiamento da educação por meio de vinculações e Fundos contábeis não constitui instrumento de equalização dos gastos por nível de ensino, pois, apesar desses mecanismos serem uma tentativa de compatibilizar e equilibrar as demandas da população nas diversas localidades, precisa ser aprimorada com transferência financeira da União aos entes subnacionais com menor capacidade de arrecadação própria. Conclui-se que, para superar os desafios da oferta de educação básica com qualidade, é necessário ajustar a concepção do sistema tributário nacional que dá suporte financeiro à manutenção dos sistemas de ensino públicos, sendo preeminente a repactuação federativa, superando o financiamento atual por um financiamento que dê efetiva condição material e humana, adotando procedimentos que assegurem educação com o mesmo padrão de qualidade a toda a população.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1561014 - ADILSON DE LIMA TAVARES
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 6350650 - MAGNA FRANCA
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO - IFRN
Externo à Instituição - MARCOS EDGARD BASSI - UFPR
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Externo à Instituição - RUBENS BARBOSA DE CAMARGO - USP
Notícia cadastrada em: 24/10/2014 09:03
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