Banca de DEFESA: RIVANIA DE SOUSA SILVA

DISCENTE: RIVANIA DE SOUSA SILVA
DATA: 27/08/2014
LOCAL: Multimeios II/Centro de Educação

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA AÇÃO TEC NEP

Alunos com Deficiência; Educação Profissional, Ação TEC NEP, Inclusão.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa objetivou analisar a inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação TEC NEP. Parte da discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a politica educacional brasileira vigente. Discorre sobre da Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Campus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como sujeitos alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Campus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos sujeitos dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB campus João Pessoa.

Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interno - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS
Interno - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 11/08/2014 09:58