Banca de DEFESA: MARIA DEUZA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DEUZA DOS SANTOS
DATA: 30/07/2014
HORA: 14:00
LOCAL: F1 - Setor 5
TÍTULO:

Saberes sobre a literatura: um estudo com professores de 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Literatura. Saberes Literários. Saberes docentes.


PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O estudo investiga os saberes dos professores das séries iniciais do Ensino
Fundamental sobre a literatura. Ao pensarmos sobre a influência do professor como
aquele que tem papel decisivo no ensino de leitura e reconhecendo a função
mediadora e formativa desse profissional, buscamos compreender quais os saberes
que detêm sobre a literatura. Optamos por professores que atuam nas séries iniciais
do ensino fundamental embasadas na compreensão de que a educação básica é de
suma importância na formação do leitor literário. O estudo caracteriza-se como uma
pesquisa de abordagem qualitativa. Adotamos como procedimentos metodológicos a
entrevista semi-estruturada, elaborada com questões abertas que focam eventos e
práticas de leitura de literatura na família, na escola, na formação superior e no
exercício da docência. As entrevistas foram gravadas em áudio e registradas em
diário de campo. A pesquisa acontece em quatro escolas da rede municipal de Natal
- RN, com dezenove professores que atuam com alunos de 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental. O corpus de análise constitui-se da entrevista dos professores e é
analisado tomando como referencial os princípios da Análise de Conteúdos,
especificados por Laurence Bardin (1997). Como referencial teórico adotamos os
estudos de Amarilha (1991, 1992, 1994, 2003, 2007); Yunes (2003); Lajolo (1994,
2001); Larrossa (1996, 2002); Cândido (1995), Morin (2010),Nóvoa (1999; 2007),
Paulino (2004; 2007), Perrenoud (2002), Tardif (2000; 2002; 2005), dentre outros. A
análise aponta que os professores dominam vários saberes sobre a literatura
veiculados à formação através do diálogo com outras leituras, com outros espaços
interativos, na convivência com outros leitores. Ressalta-se o saber de que a
literatura é fator de humanização, daí a necessidade de escolarizá-la, mediante
práticas literárias que envolvam alunos, professores e comunidade escolar. O estudo
também revela que na escola a leitura literária faz-se necessária para o ensino de
valores, para ensinar a ler, para incutir o gosto pela leitura. Nesse contexto, destacase
a importância da mediação do professor como formador de leitores que domina
os saberes necessários que atendam às necessidades dos alunos, desenvolvendo
habilidades leitoras e incentivando o gosto pelo texto literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN
Notícia cadastrada em: 29/07/2014 10:05
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