Banca de DEFESA: CRISTIANE BORGES ANGELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE BORGES ANGELO
DATA: 15/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: CE/UFRN
TÍTULO:

CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DAS TESES E
DISSERTAÇÕES (1990-2010)


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática no ensino de Matemática, pesquisa
epistemológica, pressupostos teóricos, pressupostos ontológicos, perspectivas
teóricas no campo da História na Educação Matemática.


PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção
acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país,
produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática,
especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no
ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a
História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a
tese de que os trabalhos que têm a finalidade de propor o uso de proposta
didática devem apresentar conexões entre os aspectos epistemológicos
inerente à História da Matemática e os elementos ontológicos materializados
nas concepções de Matemática, de História da Matemática e de aprendizagem
Matemática. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais
nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise
reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra
de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez
Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções
acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no
campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural
construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica,
sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas
nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados,
detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias
pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática
apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que
conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e
ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem
contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de
Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a
produção do conhecimento reconhecido como científico nessa área.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - IZABEL CRISTINA RODRIGUES DE LUCENA - UFPA
Externo à Instituição - LIGIA ARANTES SAD - UFES
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO NOBRE - UNESP
Notícia cadastrada em: 25/07/2014 10:33
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