Banca de DEFESA: JOSÉ MOISÉS NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ MOISÉS NUNES DA SILVA
DATA: 31/07/2014
HORA: 08:30
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN:
especificidades e (des)continuidades


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional. Formação profissional técnica de nível médio.
Formação unilateral. Formação omnilateral.


PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho trata das concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Discute
essas concepções a partir dos quatro projetos político-pedagógicos construídos no período de
1970 a 2010, abrangendo três institucionalidades: Escola Técnica Federal do Rio Grande do
Norte (1970-1998), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (1999-
2008) e IFRN (a partir de 2008), bem como três contextos políticos importantes do país:
Ditadura Civil-Militar, Nova República e Período do ideário neoliberal no Brasil. O objetivo
foi analisar a configuração das concepções de formação, com ênfase nas especificidades e
(des)continuidades, situando-as no contexto das mudanças políticas, econômicas e educacionais
em desenvolvimento no país. Compreende-se como se dá historicamente a relação trabalho,
educação e formação humana, a fim de evidenciar como se desenha atualmente a concepção de
formação dos trabalhadores, bem como a possibilidade de uma formação contra hegemônica.
Analisa-se as características das concepções formativas de nível médio esboçadas nas reformas
educacionais do país. Investiga-se as concepções de formação profissional delineadas nos
projetos político-pedagógicos do IFRN, com ênfase nas especificidades e (des)continuidades.
Fez-se uso do materialismo histórico-dialético, da revisão bibliográfica, da pesquisa
documental e da entrevista realizada com sujeitos que participaram do grupo de trabalho
coordenador da elaboração dos projetos político-pedagógicos institucionais. Os resultados
demonstram que a formação dos trabalhadores na sociedade capitalista tem um caráter
unilateral; que a formação desejada pela classe trabalhadora é a formação omnilateral; que as
concepções formativas que permearam as reformas educacionais do país foram todas na
perspectiva da formação unilateral; que, em determinadas conjunturas, as concepções de
formação profissional técnica de nível médio delineadas nos projetos político-pedagógicos do
IFRN refletem as perspectivas formativas que orientam as reformas educacionais no país
(formação unilateral) e, em outros momentos, a Instituição adota concepções (formação
omnilateral) que não se coadunam com tais perspectivas; que o IFRN procura materializar a
concepção de formação humana integral dos educandos por meio dos cursos técnicos integrados
ao ensino médio; e que entre os projetos político-pedagógicos construídos de 1970 a 2010 há
mais continuidades do que rupturas em relação às concepções de formação adotadas. Concluise
que, o desafio da IFRN é institucionalizar em suas ações educativas a concepção de formação
omnilateral assumida nesse documento institucional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Interno - 6350650 - MAGNA FRANCA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO RAMOS PEREIRA - UNIPORTO
Externo à Instituição - MELANIA MENDONÇA RODRIGUES - UFCG
Externo ao Programa - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Externo à Instituição - RONALDA MARCOS DE LIMA ARAÚJO - UFPA
Notícia cadastrada em: 23/07/2014 11:48
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