NARRATIVAS SOBRE O CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E
SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN: REVELAÇÕES E
CONTRADIÇÕES ENTRE CONCEPÇÃO E EFETIVAÇÃO DO
CURRÍCULO.
Currículo. Educação profissional. PROEJA.
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar os sentidos
atribuídos ao currículo pelos estudantes do PROEJA do Curso Técnico em Manutenção e
Suporte em Informática, no IFRN – Campus Santa Cruz. Buscou-se conhecer quem são os
estudantes do curso para se investigar as concepções de currículo a partir dos sentidos
atribuídos pelos estudantes nas suas narrativas, de modo a se comparar o currículo proposto
para o Programa por meio dos documentos oficiais, com o currículo implantado pelo IFRN e
as narrativas dos estudantes investigados. A pesquisa desenvolvida é de abordagem
qualitativa, guiando-se pelos métodos de estudo de caso e de história de vida. Com base
nessa abordagem foram desenvolvidos dois instrumentos de recolha de dados, a saber: o
questionário e a entrevista semiestruturada. A recolha dos dados foi complementada pela
análise de documentos legais e institucionais. O estudo parte do pressuposto que o estudante
do PROEJA, apesar de garantida a sua presença na escola de nível médio integrado, através
do acesso, da reestruturação do sistema educacional e da mudança estrutural no ensino regular
com o objetivo de tornar a escola inclusiva, continua a sentir dificuldades em acompanhar o
curso por vivenciar um currículo ainda excludente, tradicional e descontextualizado de sua
vida pessoal e laboral, ou seja, sem integração curricular. O estudo oportunizou caracterizar o
estudante do PROEJA, apresentando dados de grande importância para a construção do
currículo integrado na instituição lócus da pesquisa, bem como revelou, entre outras coisas,
que o Programa é visto pelos estudantes como includente. Entretanto, as práticas relativas à
construção democrática do currículo e a ação dialógica como construto de consciência
assinalam uma inclusão parcial, uma vez que, para incluir verdadeiramente esses sujeitos,
necessário se faz integrá-los ao contexto acadêmico e institucional. Também foram
constatadas situações contraditórias relativas ao projeto pedagógico do curso, que se apresenta
na prática como um projeto pedagógico tradicional, em especial, quanto ao aspecto
metodológico e, por fim, o currículo é visto de uma forma descontextualizada da realidade do
estudante. A pesquisa oportunizou ampliar o campo de investigação sobre o PROEJA, assim
como contribuir para uma melhor implementação do Programa frente a uma proposta
curricular que visa atender aos campos da educação básica, na modalidade EJA, e da
educação profissional.