Banca de DEFESA: FRANCY IZANNY DE BRITO BARBOSA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCY IZANNY DE BRITO BARBOSA MARTINS
DATA: 30/07/2014
HORA: 14:30
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

NARRATIVAS SOBRE O CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E
SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN: REVELAÇÕES E
CONTRADIÇÕES ENTRE CONCEPÇÃO E EFETIVAÇÃO DO
CURRÍCULO.


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Educação profissional. PROEJA.


PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar os sentidos 
atribuídos ao currículo pelos estudantes do PROEJA do Curso Técnico em Manutenção e 
Suporte em Informática, no IFRN – Campus Santa Cruz. Buscou-se conhecer quem são os 
estudantes do curso para se investigar as concepções de currículo a partir dos sentidos 
atribuídos pelos estudantes nas suas narrativas, de modo a se comparar o currículo proposto 
para o Programa por meio dos documentos oficiais, com o currículo implantado pelo IFRN e 
as narrativas dos estudantes investigados. A pesquisa desenvolvida é de abordagem 
qualitativa, guiando-se pelos métodos de estudo de caso e de história de vida. Com base 
nessa abordagem foram desenvolvidos dois instrumentos de recolha de dados, a saber: o 
questionário e a entrevista semiestruturada. A recolha dos dados foi complementada pela 
análise de documentos legais e institucionais. O estudo parte do pressuposto que o estudante 
do PROEJA, apesar de garantida a sua presença na escola de nível médio integrado, através 
do acesso, da reestruturação do sistema educacional e da mudança estrutural no ensino regular 
com o objetivo de tornar a escola inclusiva, continua a sentir dificuldades em acompanhar o 
curso por vivenciar um currículo ainda excludente, tradicional e descontextualizado de sua 
vida pessoal e laboral, ou seja, sem integração curricular. O estudo oportunizou caracterizar o 
estudante do PROEJA, apresentando dados de grande importância para a construção do 
currículo integrado na instituição lócus da pesquisa, bem como revelou, entre outras coisas, 
que o Programa é visto pelos estudantes como includente. Entretanto, as práticas relativas à 
construção democrática do currículo e a ação dialógica como construto de consciência 
assinalam uma inclusão parcial, uma vez que, para incluir verdadeiramente esses sujeitos, 
necessário se faz integrá-los ao contexto acadêmico e institucional. Também foram 
constatadas situações contraditórias relativas ao projeto pedagógico do curso, que se apresenta 
na prática como um projeto pedagógico tradicional, em especial, quanto ao aspecto 
metodológico e, por fim, o currículo é visto de uma forma descontextualizada da realidade do 
estudante. A pesquisa oportunizou ampliar o campo de investigação sobre o PROEJA, assim
como contribuir para uma melhor implementação do Programa frente a uma proposta 
curricular que visa atender aos campos da educação básica, na modalidade EJA, e da 
educação profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO - IFRN
Presidente - 350854 - ROSA APARECIDA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 22/07/2014 08:34
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