Banca de DEFESA: PRISCILA LOPES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA LOPES DA SILVA
DATA: 29/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Docente; Educação Inclusiva; Educação Infantil; Paralisia Cerebral.


PÁGINAS: 14061
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, além de ser um tema ainda pouco abordado no meio científico, é um desafio atual no tocante à prática docente. Com base nesse aspecto, nosso objetivo na pesquisa empreendida, que resultou na elaboração do presente trabalho, foi o de analisar como se processa a prática docente com vistas à inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Natal /RN. De forma mais específica, procuramos: refletir sobre a prática da professora responsável pela turma, no tocante ao desenvolvimento da criança com paralisia cerebral; analisar as interações existentes entre educador e criança que apresenta paralisia cerebral; observar a atuação docente na perspectiva do favorecimento da interação entre a criança com paralisia cerebral e as demais crianças. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, e para tanto optamos pelo método do Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica, a entrevista do tipo semiestruturada, a observação e a filmagem de cenas relativas à prática docente. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e a criança com paralisia cerebral. Os dados construídos durante a investigação apontaram para o fato de que a prática da professora não estava direcionada às necessidades específicas da aluna com paralisia cerebral, mas que era desenvolvida de forma semelhante para todas as crianças, em classe. A presença de limitações significativas para a inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil podem ser considerados como resultantes da falta de uma preparação adequada da professora, tanto em nível da formação inicial, como da formação continuada, bem como da carência de orientações à docente, em processo, sobre a educação da criança com paralisia cerebral, o que a impossibilitava de contribuir de maneira efetiva para o seu maior desenvolvimento cognitivo e social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UERN
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Presidente - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS
Externo à Instituição - TERESINHA GUIMARÃES MIRANDA - UFBA
Notícia cadastrada em: 17/07/2014 17:53
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