Banca de DEFESA: VERIDIANO MAIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERIDIANO MAIA DOS SANTOS
DATA: 31/07/2014
HORA: 14:30
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

EJA: Saberes na Articulação Curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, Currículo, Escola, Saberes


PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como objeto de estudo as possibilidades de inserção de
saberes presentes no entorno da escola no currículo da EJA a partir do olhar
discente sobre sua formação escolar. O campo empírico de nossa pesquisa
concentra-se na citada modalidade do Ensino Fundamental da Escola
Municipal Professor Amadeu Araújo, pertencente ao sistema educativo do
município do Natal/RN. Nosso itinerário de pesquisa buscou investigar o modo
como os alunos pensam a inserção curricular de saberes presentes no entorno
da escola, com atenção especial ao seu olhar sobre a sua formação escolar, a
fim de que pudéssemos desenvolver uma discussão propositiva sobre outras
possibilidades de inserção curricular desses mesmos saberes, mas agora em
articulação com o olhar discente. Assim, debatemos sobre o Conjunto
Habitacional de Nova Natal e seu itinerário histórico, social e cultural sob o
recorte e memória dos participantes desta investigação e suas falas sobre os
saberes pertinentes da comunidade que pudessem tecer correlação dialógica
nas práticas curriculares. Este projeto é ancorado na pesquisa qualitativa e
amparado em procedimentos metodológicos do Grupo Focal e de Entrevista
Semiestruturada, que nos permitiram captar formas diversas de olhares, de
sentidos e de entendimentos dentro de um contexto cotidiano complexo - seja
na escola, seja no seu entorno. Isso nos permitiu inferir que existem
percepções do discente da EJA na referida escola que apontam para uma
formação baseada em praticas pedagógicas tradicionalizadas, esvaziadas de
um diálogo emancipador entre docente e discente (de modo geral), um
ambiente escolar que corrobora o sentimento de desvalorização discente e que
em seu entorno existem redes de saberes que são tecidos no cotidiano de
Nova Natal e que poderiam estar inseridos ao currículo escolar oficial, mas que
na prática não são reconhecidas de modo geral pela mencionada escola.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Presidente - 350854 - ROSA APARECIDA PINHEIRO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 30/06/2014 09:11
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