Banca de DEFESA: MAGNUS JOSE BARROS GONZAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNUS JOSE BARROS GONZAGA
DATA: 26/06/2014
HORA: 14:00
LOCAL: CE/UFRN
TÍTULO:

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: LIMITES E DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Política Pública em Educação Ambiental, Crise Socioambiental, Socioambientalismo, Universidade. 


PÁGINAS: 209
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Educação Ambiental constitui-se em um campo de conhecimento plural e diversificado, abrangendo um conjunto de agentes sociais, setores do Estado, do governo e da sociedade civil, visões de mundo e matrizes teóricas diferenciadas que exerceram e influenciaram a sua genealogia e dinâmica constitutiva. Enquanto campo de conhecimento específico, sua projeção mundial remonta à década de 1960, a partir de quando ganhou visibilidade o movimento ambientalista. No Brasil, a Educação Ambiental vem sendo produzida, sistematizada e difundida, nas últimas décadas, tanto por organismos oficiais do Estado, pelas políticas públicas, como por movimentos sociais de educação popular, constituindo-se num amplo e importante movimento histórico sobre a questão ambiental. No que diz respeito à sua institucionalização em forma de política pública, de programas e ações específicas no âmbito da iniciativa governamental brasileira, a aprovação da Lei n. 9.795/99 e do Decreto nº 4.281/99, que cria e regulamenta, respectivamente, a Política Nacional de Educação Ambiental, representa a consolidação de um processo de inclusão da dimensão ambiental no setor educacional do país. Esses atos normativos, além de delegar incumbência ao poder público para definição de políticas públicas que assegurem e promovam a Educação Ambiental em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, também incumbem às instituições educativas o dever de promover esse componente curricular de maneira integrada e articulada aos programas educacionais que tais instituições desenvolvem. Diante desse cenário, considerando o que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99), buscamos identificar e analisar, à luz teórico-metodológica do materialismo histórico dialético, as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à dimensão da política de Educação Ambiental e as demandas socioambientais da sociedade contemporânea. A análise se deu por meio de documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional – 2010-2019; Plano de Gestão 2011-2015; e ações de extensão cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA), e evidenciou que, em linhas gerais, as ações existentes nesse campo são pontuais, temporárias e específicas, desenvolvidas por setores departamentais, grupos de pesquisas e por meio de projetos de extensão, portanto, sem a coesão, o planejamento, a abrangência, a articulação e o suporte institucional que se espera encontrar numa efetiva e clara política institucional. A forma fragmentada e desarticulada com que as ações analisadas são desenvolvidas é um limite, ao tempo que um desafio para que a UFRN implemente, objetivamente, uma política de Educação Ambiental, que possa ser acompanhada e avaliada enquanto política pública eficaz, tanto nos marcos dos objetivos maiores da própria Política Nacional de Educação Ambiental quanto das demandas de desenvolvimento que se paute numa perspectiva socioambiental crítica.   


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 086.106.468-23 - ANTONIO LISBOA LEITAO DE SOUZA - UFCG
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO - IFRN
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Externo à Instituição - SERGIO MURILO SANTOS DE ARAÚJO - UFCG
Notícia cadastrada em: 20/06/2014 09:20
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