Banca de DEFESA: ALEXANDRE REMO MIRANDA DE ARAÚJO

DATA: 25/02/2014
LOCAL: Sala F2, Setor 5

De Viena à Caicó: Fé e Instrução em Trânsito (1925 – 1941

Cultura Escolar, Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus e Filhas do Amor Divino

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou corroborar com o

aprofundamento sobre os conhecimentos relativos a ação educativa do Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus em Caicó/RN. Nesse processo verifica-se que a Cultura Escolar passa ser formatada nas dependências do educandário, onde começou a ser reproduzido por suas alunas que ali usufruíram do ensino voltado para formação de condutas e hábitos refinados e saudáveis. Essa conduta traz para o centro de nossas discussões o papel político da instituição no período em que a Igreja buscava de todas as formas consolidar sua posição no Brasil, após um processo de distanciamento entre ela e o Estado. Assim nossa pesquisa buscou compreender como ocorreram os desdobramentos que hoje ainda estão presentes em um complexo processo cultural que culminou na identidade peculiar das moças que passaram por essa instituição escolar de cunho confessional. Para compor o objeto de estudo, Investigamos a participação e as possíveis contribuições que a Congregação Filhas do Amor Divino trouxeram para educação em Caicó no período de 1925 a 1941. Entre os nossos objetivos procuramos identificar as bases da proposta pedagógica e práticas cotidianas da congregação Filhas do Amor Divino no Educandário Santa Terezinha do Menino Jesus e compreender as mudanças ocorridas neste período. Para tratar os dados, nos baseamos em estudos da História Cultural que tem como referencial teórico-metodológico as reflexões trazidas por Julia (2001) e Escolano (1998), no aspecto da cultura escolar que nos orienta para a construção de dados através de pesquisa bibliográfica, realização de pesquisa documental: Atas e registros escolares, visitas ao Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus (Caicó/RN), entrevistas com Ex-Professores, Ex-funcionários, Ex-alunos, Padres e Freiras, Coletar fotografias tanto de ex-professores quanto de ex-alunos, Análise de fontes obtidas. Em nossos estudos,constatamos que o educandário foi mais que um simples espaço escolar, além de proporcionar uma prática pedagógica voltada para a formação integral das moças, havendo ritos, participação das alunas nas festas cívicas, atividades culturais entre outras que fizeram parte do ideário modernizador da época. Além disso, o Educandário teve um papel social relevante, pois em alguns momentos serviu de espaço para ações de ordem política e assistencial.

Presidente - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 19/02/2014 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao