Banca de DEFESA: DEYSE KARLA DE OLIVEIRA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEYSE KARLA DE OLIVEIRA MARTINS
DATA: 07/03/2014
LOCAL: B1, SETOR V

DINÂMICAS REPRESENTACIONAIS DO TRABALHO DOCENTE POR GRUPO DE LICENCIANDOS DO CURSO PEDAGOGIA DA TERRA/RN

Representações Sociais; Trabalho docente; Educação do/no campo, Pedagogia da Terra.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar representações sociais dos licenciandos dos cursos Pedagogia da Terra coordenados pela UERN e outro pela UFRN sobre o trabalho docente, buscando identificar seus elementos constituintes e compreender a dinâmica da sua organização. A partir desse objetivo geral, elegemos como objetivos específicos: identificar as condições sociais, econômicas e culturais desses licenciandos; identificar o que é trabalho docente para eles bem como identificar quais as implicações psicossociais acionadas pelas RS sobre trabalho docente que apontam para tensões entre a formação e o exercício docente como atividade profissional. A opção pelos Cursos Pedagogia da Terra (Coordenados pela UERN e UFRN) deu-se em virtude da relevância para a formação de professores voltada para a educação do campo e que busca estabelecer um diálogo mais próximo aos movimentos sociais e instituições de ensino superior. Enquanto objeto de análise, está inserido num campo teórico e denota diferentes formas da organização social tendo como resultado a produção de novas políticas que emergem de diferentes segmentos articulados e impulsionando mudanças sociais e políticas, num determinado tempo histórico. Nossa pesquisa . está Inserido em amplo projeto que investiga “Representações Sociais de licenciandos sobre trabalho docente” vinculado ao CIERS-ed, coordenado pela Fundação Carlos Chagas-SP. A matriz teórica são as contribuições sobre o fenômeno das representações sociais, tendo como abordagem de análise a teoria do núcleo central conforme Abric (1976) e Sá (1996). Diante desse contexto, objetivamos nesse estudo a análise sociogenética das representações sociais, para compreender aspectos da objetivação e da ancoragem, a partir do pressuposto da indissociabilidade entre discurso, instituições e práticas sociais, fundamentado no desenvolvimento metodológico proporcionado pelas análises multidimensionais. Como fundamentação teórico-metodológica optamos pela teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001); Especificidades do Trabalho docente na Educação no/do Campo e Curso Pedagogia da Terra: Gonh (), Azevedo (2011), Costa (2011) Formação Docente: Ramalho, Nuñez e Galthier (2003) e Tardif e Lessard (2008), Análise de conteúdo: Bardin (2004). Como procedimento metodológico, escolhemos a teoria do Núcleo Central, desenvolvida por Jean Claude Abric (2000). Contribuíram para o alcance desse objetivo os 112 sujeitos que participaram da TALP com justificativas. O corpus decorrente das evocações em torno das palavras sugeridas pela Fundação Carlos Chagas: dar aula, professor, aluno foram submetidas a um tratamento com o auxílio do software EVOC (2000), identificando o núcleo central. Os resultados com base nas ditas análises, podemos afirmar que a representação social de trabalho docente destes sujeitos constitui-se em torno de discursos circulantes na sociedade ampla, sem nuances ou características específicas da ideologia de lutas que sustêm o movimento social de pertença dos sujeitos pesquisados. Esta nossa conclusão emerge da ausência de referências a qualquer função emancipadora do trabalho docente na perspectiva da Pedagogia da Terra.

Presidente - 6423406 - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 14/02/2014 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao