Banca de DEFESA: MARIA JULIA DE PAIVA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JULIA DE PAIVA ALMEIDA
DATA: 28/02/2014
LOCAL: B1, SETOR V

Análise de Necessidades de Formação: uma Prática Reveladora

de Objetivos da Formação Docente

Necessidades de Formação de Professores. Alfabetização e Letramento

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Nos últimos anos, aqui no Brasil, as pesquisas na área de educação têm se voltado para o estudo de necessidades de formação, pelas práticas de análise de necessidades, para subsidiar os programas de formação continuada do professor. Esta pesquisa sobre necessidades de formação de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental teve origem nas nossas discussões na academia, sobre os problemas da repetência e evasão relacionados à alfabetização na escola pública brasileira. Definimos como objetivo: conhecer necessidades de formação de professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Odila Leite, Natal/RN, cujo foco é alfabetização nesse nível de ensino e na Educação de Jovens e Adultos. O objeto são as necessidades de formação dessas professoras. A tese é a de que a professora alfabetizadora revela/constrói necessidades de formação ao falar de sua prática, ao exercer esta prática ou mesmo ao produzir materiais didáticos que subsidiam essa prática, ou seja, ao fazer a relação teoria/prática concernente à alfabetização. A abordagem é qualitativa, segundo a qual o ambiente natural é a fonte da coleta de dados; o processo de construção do conhecimento é o foco de interesse e aos significados construídos pelos sujeitos é atribuída fundamental importância. Compreendemos que necessidade é um fenômeno subjetivo, socialmente construído, e que a análise de necessidades permite a revelação de objetivos de formação. Usamos o estudo de caso como estratégia metodológica que permite: estudar uma entidade bem definida, [...] como uma instituição escolar; a compreensão global do fenômeno de interesse; descobrir o que há de mais essencial e característico no objeto. Contamos com 17 professoras, das quais 3 tiveram suas práticas pedagógicas observadas. Observamos o cotidiano escolar, analisamos os principais documentos e roteiros de aula e entrevistamos as 17 professoras. Triangulamos os dados obtidos pelas observações do cotidiano, pelas observações da prática das três professoras e pelas análises dos documentos, em seguida, triangulamos esses dados com os dados da análise das entrevistas das 17 professoras. Tais procedimentos revelam necessidades de formação dessas professoras, como de: estudar o desenvolvimento cognitivo da criança; revisar os conceitos de alfabetização e letramento; revisar fundamentos da psicogênese da língua escrita; refletir sobre as práticas de leitura e literatura; refletir sobre a prática de planejamento diário; refletir sobre as condições materiais da escola e sobre a relação família/escola. Concluímos que pesquisas dessa natureza contribuem para orientação de programas de formação do professor.

Presidente - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao