Banca de DEFESA: JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO
DATA: 27/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem os formandos sobre suas aprendizagens?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Formação de Professores; Estágio Supervisionado.


PÁGINAS: 317
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A formação de professores para a Educação Infantil ganha visibilidade com a promulgação da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases) que define esse segmento como etapa inicial da Educação Básica, com função pedagógica. Nesse cenário, a discussão sobre formação docente articula-se à garantia de qualidade social da educação e às especificidades da atuação do professor frente às singularidades infantis. Agrega-se a esse quadro, a crescente difusão da formação inicial em nível de graduação em Pedagogia, curso que passa por transformações em função das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006), com destaque para a inclusão de componentes curriculares obrigatórios específicos à Educação Infantil. O debate sobre a formação de professores para essa etapa revela-se complexo e multifacetado, com avanços e impasses que necessitam ser desvelados com vistas à melhoria da formação e da qualidade social da educação das crianças de 0 a 5 anos. Nesse contexto, insere-se essa investigação que tem como objetivo analisar que saberes específicos à atuação docente na Educação Infantil são construídos, segundo graduandos-estagiários, no Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia. O estudo foi realizado junto à disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu-UERN, contando com a participação de quatro Estagiários que realizaram Estágio no período da pesquisa em 2012. Partimos do princípio de que a construção de saberes docentes é um processo de apropriação de práticas culturais social e simbolicamente mediado em interações que ocorrem nos contextos formativos; e o Estágio Supervisionado pode constituir-se como espaço de articulação e ampliação de saberes teóricos e práticos relacionados às especificidades da Educação Infantil. A base teórico-metodológica teve como aportes as contribuições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky e do dialogismo de M. Bakhtin sobre a pesquisa nas ciências humanas, bem como seus postulados sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento, concebidos como essencialmente sociais e discursivos. A abordagem investigativa aproxima-se dos princípios da perspectiva qualitativa e envolveu, como procedimentos para construção e análise de dados o questionário, a análise de documentos e, especialmente, entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas) cuja premissa fundamental foi a produção-compreensão de sentidos numa perspectiva dialógica. As sínteses possíveis construídas com os textos/discursos dos partícipes apontam que no Estágio Supervisionado em Educação Infantil do CAP/UERN ocorreram processos de internalização/apropriação e, portanto, de elaboração de sentidos pertinentes às temáticas específicas da Educação Infantil: significações de criança, infância, educação infantil, professor e seus saberes docentes específicos a essa etapa. Destacou-se que o Estágio configura-se como um dos contextos primordiais de formação do professor em sua etapa inicial – onde os Estagiários constroem aprendizagens em interação com os outros agentes do processo (Professor Supervisor, Professor Colaborador, Colegas do grupo e com as Crianças) e em articulação com outros componentes curriculares vivenciados no Curso. Essas interações permitem que os Estagiários-graduandos desenvolvam procedimentos e atitudes de reflexão sobre o que sabem, o que fizeram e possam vir a fazer. Concluímos que o Estágio pode constituir-se como instância articuladora-consolidadora do processo de formação do futuro professor e, desde que orientado, pode propiciar a efetivação da iniciação, não apenas à prática, mas à práxis, enquanto movimento de indissociabilidade entre teoria e prática


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES - UERN
Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Interno - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 10:03
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