Banca de DEFESA: UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONCA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONCA PEREIRA
DATA: 20/02/2014
HORA: 14:30
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

O OLHAR DA CRIANÇA SOBRE A BRINCADEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Criança. Brinquedos/Brincadeiras. Ensino Fundamental. 


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: ‘Como se manifesta o ‘olhar da criança’ dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira – ali e alhures?’. O trabalho teve como objetivo ‘Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental’. Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil – NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática ‘Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental’, que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n’outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha “força suficiente para sair do papel” para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ECLEIDE CUNICO FURLANETTO - USP
Interno - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Interno - 6423406 - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA DE CARVALHO
Presidente - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Notícia cadastrada em: 04/02/2014 14:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao