Banca de DEFESA: DIANNE CRISTINA SOUZA DE SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANNE CRISTINA SOUZA DE SENA
DATA: 24/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

A SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistematização, Jogo, Educação Física escolar, Ensino Fundamental, Ensino
Médio.


PÁGINAS: 259
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Desde a promulgação da LDBEN 9.9394/96, a Educação Física passou a ser compreendida como
componente curricular na escola. Diante disso, percebe-se a necessidade de sistematização dos
conteúdos. Observamos que as aulas de Educação Física, no ensino público de Natal, por exemplo,
no âmbito do conteúdo jogo, os professores não fazem o uso das propostas de sistematizações
existentes. E foi sobre essa realidade que o estudo desenvolveu, tendo como objetivo apresentar e
discutir uma proposta de sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física do ensino
fundamental e médio. Nesse sentido, partimos da seguinte questão norteadora: Quais as
possibilidades de sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física escolar? Na
metodologia recorremos à pesquisa-ação, a qual nos permitiu estruturar o plano de intervenção para
o conteúdo jogo, direcionado para um processo didático reflexivo. O diálogo com a pesquisa-ação
oportunizou um entendimento sobre a proposta de sistematização, os conhecimentos sobre o
conteúdo jogo, o planejamento e o processo de ensino aprendizagem nas aulas de educação física
desenvolvidas. Utilizamos a proposta de sistematização do livro “Educação Física Escolar e
Organização Curricular”, para direcionar e organizar os planos de aulas. Como técnica de pesquisa
utilizou-se a observação participante, a filmagem, os registros fotográficos e o diário de campo, nos
orientando nos debates e discussões sobre o campo de investigação. As aplicações de aulas foram
realizadas em três escolas, todas localizadas cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professora
Ivonete Maciel, Escola Municipal Professor Ulisses de Góis e Escola Estadual Professor Josino
Macedo. Os envolvidos neste estudo foram: os estudantes PIBID-EF-UFRN, os professoressupervisores
atuantes e os escolares. Eles fizeram a ponte entre a pesquisa e a ação, a teoria e a
prática, a universidade e a escola. Os resultados avançaram para além das proposições apresentadas
pelo livro supracitado. Para o Ensino Fundamental I, a proposta de sistematização ampliou
vivências e experiências das manifestações lúdicas e corporais. Oportunizou conhecer e aprender
sobre jogos de faz de conta, jogos de regras, jogos populares, jogos cooperativos, entre outros. Para
o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, as aulas sistematizadas possibilitaram a prática, a
incorporação dos conhecimentos do jogo e suas características, como regras, origem, significado do
nome, diferentes nominações, entre outros. Os escolares vivenciaram e experimentaram os jogos
populares, jogos pré-desportivos, jogos cooperativos, jogos com material reciclados, entre outros.
O tratamento a partir das três dimensões dos conteúdos: procedimental, conceitual e atitudinal,
ocorreu de forma intrínseca a abordagem do conteúdo jogo, e conjuntamente com as nossas
intervenções, não se dissociando durante a prática, mas sendo um processo contínuo nas aulas. Essa
nova perspectiva de trabalhar o conteúdo jogo, de forma sistematizada, com aplicação, descrição e
discussão das aulas, possibilitou elaboramos um quadro síntese das tematizações tratadas no
conteúdo jogo por ano de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA
Notícia cadastrada em: 31/01/2014 11:21
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