Banca de DEFESA: SUELDES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELDES DE ARAUJO
DATA: 22/01/2014
LOCAL: A DEFINIR

CANTOS, ENCANTOS E DESENCANTOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFRN

Política educacional. Expansão do ensino superior. Educação a distância. Administração Pública a Distância.

ÁREA: Educação

A tese intitulada ―Cantos, Encantos e Desencantos na Educação a Distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de Administração Pública a Distância‖, objetiva analisar a concepção e a implementação do curso de Administração Pública a Distância da UFRN no contexto da expansão do ensino superior e da necessidade de formação de gestores públicos para a implementação de um novo modelo de gestão. De iniciativa do Fórum das Estatais, o curso Piloto de Administração a Distância visava atender, inicialmente, a qualificação dos funcionários do Banco do Brasil. Essa experiência se consolidou depois como um curso regular de Administração Pública a Distância, condição que deu suporte à institucionalização da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Tese parte do pressuposto de que essas iniciativas estão articuladas às mudanças ocorridas no cenário internacional e nacional no qual as tecnologias da comunicação e da informação possibilitaram o redimensionamento da educação a distância e a sua utilização em larga escala. Como método de análise optou-se pelo materialismo histórico dialético, pela possibilidade de identificar, analisar e explicar o movimento do real face às contradições sociais inerentes ao modo de produção capitalista. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica, como forma de aprofundar os conhecimentos, precisar e objetivar o aspecto conceitual do objeto pesquisado; a pesquisa documental que possibilitou complementar informações e desvelar novos aspectos do objeto pesquisado. Por fim, utilizou-se a entrevista semiestruturada, fase que permitiu inferir as percepções dos sujeitos envolvidos sobre a concepção e a avaliação do curso. A análise dos dados evidencia que houve uma significativa expansão dos cursos de Administração Pública a Distância e que no RN a expansão da matrícula é bastante expressiva. No entanto, apesar de se utilizar uma metodologia inovadora, no que concerne a EAD e ao uso dos recursos tecnológicos, o curso mantém uma proposta pedagógica apropriada à modalidade presencial, o que dificulta a realização do mesmo ocasionando desistência. Verifica-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Administração Pública a Distância foi concebido por uma equipe do MEC, de forma verticalizada, sem a participação dos professores, do próprio curso, no processo decisório. Tal ação incidiu sobre a autonomia e a democracia da universidade. Concluiu-se que a estrutura do curso está organizada com momentos presenciais de forma a reduzir a distância entre professores e alunos, no entanto, a opção pelo modelo de EAD com foco na tutoria, em detrimento da mediação pedagógica dos professores, reforça o caráter racionalista técnico-instrumental do curso. O estudo revelou, ainda, que o curso mantém uma gestão centralizada na Secretaria de Educação a Distância/UFRN (SEDIS) e os professores cumprem uma função limitada, fato que não os permite elaborar os conteúdos, os quais são repassados para os alunos em forma de módulos previamente concebidos pelo MEC/PNAP. Por fim, conclui-se, que a Educação a Distância, apesar de contribuir para a expansão dos cursos de graduação no país, apresenta limitações na sua organização tanto administrativa como pedagógica. Todavia, registram-se possibilidades em melhorar a mediação dos professores do curso de Administração Pública a Distância da UFRN, de modo que se oportunize avançar para uma concepção capaz de promover mais interação no âmbito do processo ensino-aprendizagem.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO