Banca de DEFESA: ALISON PEREIRA BATISTA

DISCENTE: ALISON PEREIRA BATISTA
DATA: 17/12/2013
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO

CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Corpo – Aprendizagem – Educação Física na escola – Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente estudo tem como temática principal as reflexões concebidas em torno do corpo e da aprendizagem nas aulas de Educação Física na escola. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na Educação Física para o ensino médio, centrada nos conhecimentos sobre o corpo, bem como, avaliar o impacto desta intervenção na aprendizagem dos discentes. Para delimitar o campo de investigação, elaboramos as seguintes questões de estudo: a) O que os estudantes têm aprendido a respeito dos conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física no ensino médio no IFRN? b) Quais possibilidades metodológicas podem contribuir para a vivência de aprendizagens significativas na Educação Física escolar no ensino médio, considerando-se os aspectos relacionados aos conhecimentos sobre o corpo? No tocante aos aspectos metodológicos a pesquisa caracterizou-se como etnográfica, na qual utilizamos diversos instrumentos para a coleta e discussão dos dados, como diário de campo, atividade diagnóstica, atividade auto-avaliativa, portfólio, filmagem, fotos e postagens na rede social facebook. A materialização da intervenção pedagógica e todas as suas implicações advindas, nos permitem considerar que as aulas de Educação Física no ensino médio do IFRN, campus Parnamirim têm corroborado com experiências significativas de aprendizagem, além de fomentar discussões relevantes e aplicáveis ao cotidiano dos alunos, sendo as mesmas permeadas por reflexões relativas a influência da mídia sobre o corpo dos adolescentes, o uso indiscriminado dos anabolizantes, a massagem como possibilidade de relaxamento ou ativação corporal, dentre outras formas de refletir sobre o corpo. Destacamos ainda, que foram propiciadas aos estudantes, experiências corporais que extrapolaram os conteúdos históricos e hegemônicos da Educação Física na escola, como por exemplo, futsal, queimada, voleibol, basquete e handebol. Dessa forma, os estudantes puderam vislumbrar práticas corporais para além do esporte, que desencadearam reflexões pertinentes à respeito do universo e da cultura juvenil. Além da importância pessoal e profissional deste trabalho, evidenciamos a relevância científica para a produção do conhecimento na área educacional, haja vista, que o número de trabalhos que discutem os conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física escolar ainda são bastante reduzidos, sendo esta reduzida produção voltada principalmente para as práticas corporais alternativas. Dessa forma, consideramos que os conhecimentos sobre o corpo podem e devem ser vislumbrados não apenas nas práticas alternativas, mas também, em outras temáticas como as diferentes abordagens que podem ser atribuídas ao fenômeno corporal da corrida. Por fim, acreditamos que as discussões fomentadas sobre o tema estão distantes de serem esgotadas, por isso, manifestamos o nosso interesse em aprofundar esses estudos em pesquisas posteriores a respeito dos conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física no ensino médio.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - SURAYA CRISTINA DARIDO - UNESP