Banca de DEFESA: MARIA JOSINALVA FELIPE DE CARVALHO

DISCENTE: MARIA JOSINALVA FELIPE DE CARVALHO
DATA: 31/08/2013
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO

SABERES DOCENTES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA EDUCAÇÃO ESCOLAR A PROGRAMAS DE REDUÇÃO DO ANALFABETISMO

Saberes docentes; Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O trabalho tem como temática a formação docente voltada para a alfabetização de jovens e adultos. O estudo se configura como a materialização de um processo inquietante e desafiador que teve sua gênese logo no início de nossa vida acadêmica na UFRN, no ano de 2001, e que continua vivo após 12 anos de buscas, onde envidamos esforços na tentativa de superação de nossa “curiosidade ingênua”, rumo à “curiosidade epistemológica”. Nesse caminho, a pesquisa tem se mostrado uma alternativa promissora para descobertas e incentivo a novas buscas. Os nossos interesses pessoais foram acrescidos das reflexões surgidas de nossa participação em Projetos de Pesquisa que tinham como preocupações centrais a alfabetização de crianças, jovens e adultos e a formação do professor alfabetizador. Nesse processo de pesquisa, formação e construção de conhecimento, estudamos desde o adulto não-alfabetizado, até o adulto alfabetizador, o que nos levou a refletir sobre equívocos e lacunas existentes na Educação de Jovens e Adultos. Pela relevância dessa experiência acadêmica, elegemos como objeto de estudo para esta Dissertação os saberes docentes requeridos na prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos na educação escolar e em programas de redução do analfabetismo. Assim, nossas dúvidas e inquietações nos motivaram a definir a seguinte Questão de Pesquisa: Como se revelam – em programas de redução do analfabetismo – os saberes docentes requeridos na prática pedagógica de alfabetizar jovens e adultos, na educação escolar? Nesse sentido, o trabalho objetiva investigar, sob a ótica de professores alfabetizadores, como se revelam – em programas de redução do analfabetismo – os saberes docentes requeridos na prática pedagógica da educação escolar de alfabetização de jovens e adultos. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da abordagem qualitativa da pesquisa, onde realizamos um ‘estudo de caso múltiplo’ da Escola Municipal Professora Emília Ramos e do Programa Brasil Alfabetizado. Para a construção dos dados, foram utilizados o questionário, a entrevista semi-diretiva e a análise documental. Para a análise dos dados nos pautamos na triangulação e análise de conteúdo, como forma de confrontar, comparar e integrar os dados analisados. Da análise destes, emergiram as categorias ‘Fundamentos da Educação, Didática e Paradigmas da Alfabetização’, com quatro subcategorias relativas aos ‘Fundamentos Sócio-Econômicos, Histórico-Filosóficos e Psicológicos da Educação, à Didática da Alfabetização e ao Paradigma Psicogenético’. Este trabalho, que nos permitiu compreender melhor questões relativas aos saberes docentes requeridos do professor alfabetizador de jovens e adultos, poderá contribuir, ainda que de forma preliminar, para a reflexão sobre a profissão professor da EJA, e a formação de professores alfabetizadores.

Externo ao Programa - 350480 - GIANE BEZERRA VIEIRA
Presidente - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Notícia cadastrada em: 21/08/2013 10:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao