Banca de DEFESA: JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 16/09/2013
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO

A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REFLEXIVIDADE

Educação Superior. Educação permanente. Estudantes de Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Neste trabalho nos propomos a compreender a formação do enfermeiro na reflexividade e a superação dos limites do modelo de formação biomédica a partir do pensamento de John Dewey inserido no panorama do profissional reflexivo apresentado por Donald Schön e dialogando com a perspectiva da ação transformadora de Paulo Freire. A investigação utilizou a abordagem qualitativa e foi realizada no município de Santa Cruz/RN na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/UFRN no ano 2012. A coleta do material empírico foi através de grupos focais realizados com estudantes de enfermagem do 3º ao 5º ano. A análise dos dados ocorreu pela técnica de análise temática de conteúdo constituída de três etapas: a pré-análise; a exploração do material; o tratamento dos resultados, inferência e a interpretação do material. As categorias foram formuladas através da organização, classificação e agregação do conteúdo das falas com agrupamentos de opiniões que partilhavam aproximações de pensamento levando a um conjunto de categorias de análise projetadas a partir dos conteúdos. Os resultados apresentam a vivência do estudante de enfermagem e suas reflexões demonstrando que o processo de reflexão permeia o itinerário de vida, porém os saberes adquiridos nem sempre participam do diálogo presente no processo formativo, reduzindo as experiências pregressas no campo da exemplificação de situações cotidiana. Por fim, considera-se que é necessário consolidar propostas pedagógicas inovadoras, que possibilitem o diálogo continuo com a realidade, rompendo com o processo de ensino descontextualizado da realidade de inserção da universidade. É fundamental o repensar das estruturas, reforçando ainda, o rompimento com o modelo biomédico e integrar saberes de forma dinâmica.

Externo à Instituição - GEORGINA NEGRAO KALIFE CORDEIRO - UFPA
Externo à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA
Presidente - 346478 - MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Interno - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO