Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA NUBIA DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA NUBIA DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 30/08/2012
LOCAL: Sala 03 do NEPSA

Educação médica e Humanização: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Educação; Saúde; Formação médica; Humanização.

ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Sociologia da Saúde

As propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais perpassam pelos movimentos das transformações de ensino superior em saúde no Brasil e é resultado das reflexões sobre a relação entre saúde e sociedade. Diante destas discussões busca-se compreender o desenvolvimento da saúde, ou seja, a saúde como norte de desenvolvimento para um país. Com isso, perguntamos: Que médicos teremos? Que médicos queremos? O desafio está proposto às instituições de ensino do país. Na nossa análise destacamos a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mais precisamente o Curso de Medicina, que tem como meta formar “um médico cidadão”, dotado de habilidades e atitudes, capaz de identificar aspectos das doenças e dos doentes. Esta pesquisa objetiva identificar no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, aspectos que contribuam para uma formação humanizada. Na visão dos docentes, através da interligação entre os conteúdos ministrados e na ótica do discente, por meio das discussões grupais. A coleta de dados ocorrerá através de entrevista semi-estruturada para os docentes; grupo focal e observação participante para os discentes. A análise dos dados está fundamentada em abordagem qualitativa e na construção das fontes orais por meio dos diálogos, resultantes da análise de conteúdo temática categoria. Os participantes da pesquisa são docentes das disciplinas modulares e discentes do 2º, 4º e 6º períodos. Pretendemos captar nos diálogos dos docentes, aspectos relacionados aos conteúdos e que se apresentem de forma interligada. Na ótica dos discentes, encontrar nos grupos de discussões aspectos que contemplem as propostas presentes no currículo do Curso de Medicina.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Externo ao Programa - 346558 - DALCY DA SILVA CRUZ