Banca de DEFESA: KILDER BARBOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KILDER BARBOSA DA SILVA
DATA: 28/06/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório D do CCHLA
TÍTULO:

“Um divagar pouco atraente”: O tema das raças em Os Sertões de Euclides da Cunha


PALAVRAS-CHAVES:

Euclides da Cunha; Os sertões; raça; teorias raciológicas; República; determinismo; atavismo; mestiço; Guerra de Canudos.


PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

Os Sertões de Euclides da Cunha é um dos mais estudados livros do pensamento social brasileiro, com abordagens que vão da literatura à geologia, mobilizando conceitos e perspectivas teóricas e disciplinares as mais diversas. Neste trabalho, pretende-se identificar o processo de construção do conceito de raça utilizado por Euclides da Cunha nessa obra. Para atingir esse objetivo, será estudado, num primeiro momento, o processo de formação intelectual e política de Euclides da Cunha nos anos anteriores à sua ida a Canudos, com o propósito de identificar a presença de temas e autores no seu pensamento, utilizando-se, para essa finalidade, como fonte principal o seu epistolário e os artigos publicados na imprensa, nos quais estão expressas as referências básicas da sua formação e o diálogo sobre temas e autores que permearam a sua forma de pensar a realidade brasileira no final do século XIX e início do século XX. No segundo momento do trabalho, tomando como referência o estudo da presença das diversas teorias que explicavam o comportamento humano a partir de critérios raciais, com forte influência no ambiente intelectual brasileiro do final do século XIX, será realizado um esforço analítico no sentido de compreender síntese específica realizada por Euclides da Cunha no processo de elaboração de sua obra, no sentido de identificar os principais autores que fundamentaram o seu pensamento nesse aspecto, as mudanças na sua forma de pensar sobre o homem do sertão, na tentativa de compreender como o conceito de raça está presente na interpretação do conflito acontecido em Canudos e na ação de alguns dos seus protagonistas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Externo ao Programa - 481.607.414-72 - ILNETE PORPINO DE PAIVA - UFRN
Externo à Instituição - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA - UFPB
Externo à Instituição - THADEU DE SOUSA BRANDAO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 06/06/2012 16:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao